Engenharia Didática

– pressupostos e usos

Inscrições: https://forms.gle/zMjG2skW8GxnRCvq9

Informações: acm@acm-itea.org

A apresentação terá como proposta explanar os pressupostos, a metodologia da Engenharia Didática, proposta por Michèle Artigue, e realçar as ligações com a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e a dialética ferramenta-objeto de Régine Douady.

História e Evolução

A Engenharia Didática, como campo de estudo, tem raízes profundas que remontam aos primórdios da educação. O filósofo grego Sócrates já explorava métodos de ensino dialógico, uma forma rudimentar de engenharia didática, ao questionar e guiar seus discípulos. No entanto, foi apenas no século XX que a disciplina se consolidou como um campo científico, impulsionada por pesquisadores como Jean Piaget e Lev Vygotsky, cujas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem desempenharam um papel crucial na fundamentação da Engenharia Didática.

Fundamentos Científicos

Alicerçada em fundamentos científicos sólidos, a Engenharia Didática incorpora conceitos da psicologia, pedagogia e ciências cognitivas para projetar métodos de ensino eficazes. No livro “A Construção do Conhecimento na Sala de Aula”, Piaget destaca a importância da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, um princípio fundamental na engenharia didática. Além disso, Vygotsky, em “A Formação Social da Mente”, ressalta a influência do ambiente social na aprendizagem, moldando a forma como os educadores desenvolvem estratégias para otimizar o ensino.

Experimentação na Prática

A experimentação é um pilar da Engenharia Didática, onde teorias são testadas e refinadas na prática. A abordagem experimental de investigação educacional, proposta por Herbert Simon em “As Ciências da Artifical Intelligence“, destaca a necessidade de testar teorias em ambientes reais para validação e melhoria contínua. Nesse sentido, a Engenharia Didática incorpora métodos como a prototipagem de materiais instrucionais e a realização de estudos de caso, ampliando seu escopo e aprimorando suas práticas.

Aplicações

A Engenharia Didática não é apenas teórica, mas se manifesta em inúmeras aplicações práticas no campo educacional. Projetos como o “Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle”, baseado nos princípios de design instrucional, demonstram a aplicação da Engenharia Didática em ambientes digitais. Da mesma forma, a “Metodologia de Projetos”, proposta por Kilpatrick, se destaca como uma abordagem prática que engloba a Engenharia Didática, promovendo uma aprendizagem mais significativa. A utilização de jogos educacionais, conforme explorado por Papert em “A Máquina das Crianças”, também ilustra como a teoria da Engenharia Didática pode ser implementada de maneira lúdica e envolvente.

Exemplos Práticos de Projetos

1. Desenvolvimento de Recursos Interativos

Ao aplicar a Engenharia Didática, um projeto poderia envolver o desenvolvimento de recursos interativos para o ensino de conceitos complexos. Inspirado nas ideias de Bruner em “Atos de Significação”, o projeto se concentraria em criar materiais que estimulem a atenção e o engajamento dos alunos, promovendo uma aprendizagem ativa. A avaliação contínua desses recursos permitiria ajustes iterativos, refletindo a natureza experimental da Engenharia Didática.

2. Implementação de Ambientes de Aprendizagem Personalizados

A personalização do ensino é uma tendência crescente, e a Engenharia Didática pode ser aplicada na criação de ambientes de aprendizagem personalizados. Inspirado nas ideias de Gagné em “Princípios de Design Instrucional”, o projeto buscaria integrar tecnologias adaptativas para fornecer experiências de aprendizagem sob medida para as necessidades individuais dos alunos. A análise constante do desempenho dos alunos e o ajuste dinâmico do conteúdo destacariam a ênfase na experimentação e adaptação inerente à Engenharia Didática.

3. Desenvolvimento de Jogos Educativos

A criação de jogos educativos, influenciada pela abordagem de Papert, representa outra aplicação prática da Engenharia Didática. Nesse projeto, a ênfase seria na concepção de jogos que integram conceitos curriculares de forma envolvente e desafiadora. A coleta de dados sobre o desempenho dos alunos durante o jogo permitiria ajustes contínuos, incorporando a retroalimentação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.

Referências Bibliográficas

Bruner, J. (1996). Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Gagné, R. (1985). Princípios de Design Instrucional. São Paulo: Loyola.

Papert, S. (1993). A Máquina das Crianças. Porto Alegre: Artes Médicas.

Piaget, J. (1976). A Construção do Conhecimento na Sala de Aula. São Paulo: Ática.

Simon, H. (1996). As Ciências da Artificial Intelligence. Porto Alegre: Artes Médicas.

Vygotsky, L. (1998). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

Nota: Parte do texto foi produzida em sinergia com IA.

Wagner Marcelo Pommer

Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho (1986), bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983) e bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica/SP (1996).

Especializado em Matemática (LATO SENSU) pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica/ SP (2008) e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2012).

Realiza pesquisas nos segmentos de ensino fundamental, médio e superior em torno de temas da Educação Algébrica em conjunção com a Didática da Matemática.

Na área do ensino básico lecionei Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio por cerca de vinte anos.

No Ensino Superior, ministrei disciplinas ligadas ao ciclo básico (Métodos Quantitativos, Matemática Financeira, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Funções Analíticas, Estatística, Didática da Matemática, Pratica de Ensino em Ciências e Matemática), em cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia e área de Gerenciais, em instituições privadas.

Atualmente, leciono no curso de graduação em Ciências-Licenciatura, na UNIFESP, campus de Diadema e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo (campus Diadema)

e-mail institucional: wagner.pommer@unifesp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4262149292744127

Comentários

Excelência apresentação (Abel do Rosário Sarmento)

Pommer fez uma apresentação bem elaborada, trazendo Brousseau e outros possibilitando a nós professores estratégias didáticas possíveis. (Aguinaldo Antonio Rodrigues)

Excelente palestra! (Ana Paula Rodrigues Alves Santos)

Excelente!! (Aparecida de Cássia Oliveira Lima)

Ótima palestra (Arley Zamir Chaparro Cardozo)

Excelente palestra, parabéns. (Cláudio Firmino Arcanjo)

E importante tratar e refletir sobre a engenharia didática e qual estudar o tema para nós professores sempre. A palestra foi impecável (Eduardo Barros Vasconcelos da Silva)

Uma aula sensacional. (Erandi Freire Pontes)

Belíssima palestra! (Erick Lucas Correia Cordeiro)

ÓTIMO TEMA DE PALESTRA, GOSTEI MUITO (Fabiana Fattore Serres)

Excelente tema e palestra. Parabéns pela troca de conhecimentos e experiências. Parabéns! (Flávio Maximiano da Silva Rocha)

Excelente didática! Parabéns professor! (Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)

Uma teoria dos jogos na exposição leve (Francisco Isidro Pereira)

Ótimo (Francisco Marcos Nunes)

ÓTIMA PALESTRA. (Gilvana Bezerra De Sousa)

Excelente palestra, muito obrigado por compartilhar esse aprendizado, parabéns! (Hailton David Lemos)

Muito obrigada! Excelente Palestra! (Irla Leite de Souza)

Excelente apresentação, referências e praticidade. (Ivanildo da Cunha Ximenes)

Parabéns professor Wagner. O assunto é muito relevante para a formação do professor. (Jaqueline de Assis Carvalho)

Gostaria de parabenizar a ACM pelos conhecimentos trazidos pela essa excelente palestra (Jefte Dodth Telles Monteiro)

Que continue (Jerónimo Sanchos Mendes Evaristo)

Ótimo aprendizado! (João Marcos Soares Borborema)

Boa palestra. A ideia de colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado já está sendo aplicada na licenciatura, e está colocada na apresentação. (Jonas Heller Junqueira Klein Rotenberg)

Excelente palestra. (José Jânio Ferreira dos Santos)

Ótima palestra (José Maria Dos Santos Lobato Júnior)

Excelente apresentação (Laelson de Lira Silva)

Parabéns professor Wagner, cada vez que temos a oportunidade de ver o jogo como ferramenta facilitadora de produção de significados para os alunos em conteúdos que geralmente causam estranhamento sobre como por exemplo as equações.

Parabéns pela sua palestra. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)

Excelente palestra!!! (Luiz José da Silva)

Parabéns pela palestra. (Maria Cristina Polito de Castro)

Ótimo (Maria Enide Martins Meneses Neta)

Parabéns, professor! Excelente palestra. Aula espetacular.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽❤️ (Maria Graciane Ferreira de Lima Rodrigues Silva)

Fantástica a palestra do Prof. Wagner Marcelo Pommer! A Matemática a partir de processos investigativos! Esperamos vê-lo novamente! (Maxwell Gonçalves Araújo)

Boa aula!!! (Paul Lee Marques)

Excelente palestra que faz repensar o modo de ensinar e o mecanismo que deve ser explorado para as estratégias das aulas em sala de aula. (Paulo Sérgio Sombra da Silva)

Muito boa a aula (Pedro Oliveira da Silva)

Palestra excelente. (Ricaelly Silva Santos)

Excelente apresentação do prof. Wagner! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)

Excelente apresentação, escolha de exemplos e ênfase nos aspectos centrais. (Wagner Wilson Pereira de Carvalho)

Excelente palestra. Parabéns. (Warley Ferreira da Cunha)

Excelente contribuição!!! (Willames Wiclef Alves da Silva)

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