Sociedade de consumo líquido-moderna

Os desafios de ser professor(a)

Inscrições: https://forms.gle/RS1ZmMsDAy2u3Z8C6

Informações: acm@acm-itea.org

Nesta palestra dialogaremos sobre os desafios enfrentados pelos professores e professoras de atuar na sociedade líquido-moderna de consumo num contexto pós-pandemia da Covid-19.

A sociedade de consumo líquido-moderna, termo cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, reflete a natureza volátil e efêmera do consumo contemporâneo. Bauman argumenta que vivemos em uma era em que o consumo se tornou o centro da vida social, mas esse consumo é caracterizado por sua fluidez e falta de substância duradoura. Em sua obra “Modernidade Líquida”, Bauman explora como a globalização e a tecnologia moldaram essa sociedade de consumo líquido, onde os laços sociais são frágeis e as identidades são construídas a partir das escolhas de consumo.

Além de Bauman, Jean Baudrillard, em “A Sociedade de Consumo”, também contribuiu para a compreensão da sociedade de consumo, enfocando como a realidade se tornou uma simulação, onde os produtos são símbolos de status e identidade. Por sua vez, Gilles Lipovetsky, em “A Era do Vazio”, discute a obsessão contemporânea pela busca do prazer imediato e da satisfação pessoal, características fundamentais da sociedade de consumo líquido-moderna.

Experimentação

Na sociedade de consumo líquido-moderna, a experimentação é uma constante. As pessoas estão constantemente testando novos produtos, modas e estilos de vida, em busca de uma identidade em constante evolução. Richard Sennett, em “A Corrosão do Caráter”, argumenta que essa experimentação constante pode levar à falta de comprometimento e à superficialidade nas relações humanas, uma vez que as pessoas estão sempre buscando algo melhor.

Outro autor relevante, Thomas Frank, em “A Conquista da Felicidade”, examina como a publicidade e o marketing incentivam a busca incessante pela novidade, levando as pessoas a consumirem constantemente. A experimentação na sociedade de consumo líquido-moderna muitas vezes resulta em um ciclo interminável de insatisfação, alimentando a economia de consumo.

História

A história da sociedade de consumo líquido-moderna remonta ao início do século XX, com o advento do consumismo em massa. Thorstein Veblen, em “A Teoria da Classe Ociosa”, analisou como as pessoas começaram a demonstrar status social por meio do consumo ostensivo de bens de luxo. Essa ideia evoluiu ao longo do século, culminando na sociedade de consumo líquido-moderna.

Herbert Marcuse, em “O Homem Unidimensional”, argumentou que o capitalismo avançado promovia a conformidade e a alienação através do consumo, tornando as pessoas unidimensionais em suas aspirações e desejos. Esse histórico de análise crítica do consumo ajuda a contextualizar o desenvolvimento da sociedade de consumo líquido-moderna.

Exemplos Práticos de Aplicação

A sociedade de consumo líquido-moderna está intrinsecamente ligada ao mundo contemporâneo, onde a tecnologia desempenha um papel crucial. Exemplos práticos dessa sociedade incluem as mídias sociais, onde as pessoas constroem e reinventam constantemente suas identidades através do compartilhamento de experiências e produtos. Como Bauman escreveu, “Nas redes sociais, construímos nossas identidades como se fossem produtos em prateleiras de um supermercado” (Bauman, 2011, p. 72).

Outro exemplo é a indústria da moda rápida, que se baseia na produção e consumo de roupas de baixo custo que estão sempre mudando de estilo. Como Lipovetsky argumenta, a “moda rápida é o epítome da sociedade de consumo líquido, onde a obsolescência é programada e o prazer está na busca constante do novo” (Lipovetsky, 2006, p. 109).

Além disso, o fenômeno dos influencers de estilo de vida, promovendo produtos e experiências em suas redes sociais, ilustra como a sociedade de consumo líquido-moderna se baseia na visibilidade e na busca incessante de satisfação pessoal (Frank, 1997, p. 85).

Referências Bibliográficas

Bauman, Z. (2011). Modernidade Líquida. Zahar.

Baudrillard, J. (1995). A Sociedade de Consumo. Ed. 70.

Lipovetsky, G. (2006). A Era do Vazio. Manole.

Sennett, R. (1999). A Corrosão do Caráter. Record.

Frank, T. (1997). A Conquista da Felicidade. Rocco.

Veblen, T. (2009). A Teoria da Classe Ociosa. Martin Claret.

Marcuse, H. (2009). O Homem Unidimensional. EdUSP.

Nota: Parte do texto foi produzida em sinergia com IA.

Marco Aurélio Kistemann Junior

Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica.

É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF.

Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8970-3954

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0321706175094911

E-mail: marco.kistemann@ufjf.edu.br

Comentários

Intersantíssima aula (Abel do Rosario Sarmento)
Ótima palestra (Adriana de Souza)
O uso de ferramentas digitais para o ensino de Matemática. (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes)
Excelente apresentação! (Bruno Ferreira Pinheiro)
Excelente palestra! (César Chagas de Almeida)
Um show de palestra, parabéns (Cláudio Firmino Arcanjo)
Uma ótima conversa sobre um tema muito comum e atual. Apresentações de fatos que podem ter possibilidades diversas em sala de aula. (Claudio Roberto Barrozo da Silva)
Excelente a reflexão, precisamos refletir mais sobre essas questões, principalmente sobre o consumo a educação financeira.  (Daniela Batista Santos)
Excelentes pontuações do professor Marco Kisteman.  (Danieli Wanda Vieira Nascimento)
A palestra foi muito interessante, por ser um tema pouco tratado/conhecido por nós professores e professoras. Eu acredito que se o professor expusesse a sua fala com o auxílio do slide seria melhor para quem mal conhece o tema e também deixaria as referências usados pelo palestrante. E me surpreende o mestre falar tanto sobre tecnologias digitais na sala de aula e não usar nenhuma durante a palestra. Compreendo que às vezes o tempo não facilita a vida do professor no preparo de materiais, mas deixo essa dica: use slides na próxima palestra.   (Débora Pinto dos Santos)
Palestra com ótimas reflexões  (Erick Lucas Correia Cordeiro)
Excelente palestra. Parabéns pela apresentação! Muitos aprendizados neste sábado. (Ezequiel Gomes Pinheiro)
Uma manhã recheada de conhecimentos! Parabéns pela palestra👏 (Felipe Lopes Pereira)
Excelentes ponderações. Ótimo evento.  (Felipe Ramos Costa)
Parabéns  (Fernando Nunes De Queiroz)
Excelente palestra. (Fernando Vasconcelos da Rocha)
Parabéns  (Flaviene Carla da Silva Ortiz)
Excelente tema e palestra. Parabéns!!!! “O educador se eterniza em cada ser que educa.” “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. (FREIRE) (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Excelente palestra, parabéns! (Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)
Ótima palestra. (Frederico Trindade Teófilo)
Excelente palestra (Gabriel Mapa de Souza)
Muito bom (Glaucio Alexandre Pereira)
Parabéns, palestra excelente, agregou muito! Parabéns! (Hailton David Lemos)
Ótimo curso (Hiago Luiz Da Silva)
Excelente apresentação. (Ivanildo da Cunha Ximenes)
Os professores precisam realmente ter uma formação profissional adequada para preencher esses espaços de pesquisa e criar alternativas para ensinar melhor. Precisam ser valorizados.  (Jaqueline de Assis Carvalho)
Excelente a palestra trazida pela ACM (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Excelente discussão. (Joel dos Santos Paula)
Excelente palestra. Ótimo aprendizado. (José Jânio Ferreira Dos Santos)
Curso módulo 2, desafios de ser professor na sociedade líquida moderna. (José Jonas da Hora Dias)
Ótima palestra. Conhecimento amplo (Josinaldo Bezerra de Souza)
Bom! (Kaio de Lima Gomes)
Excelente apresentação! (Laelson de Lira Silva)
Muito significativa a palestra do professor Marcos.
Principalmente  para nós que estamos em sala de aula.
Parabéns . (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Muito boas reflexões, de novo outra vez, vem à tona, avaliação, (Luiz José da Silva)
Excelente Fala Sobre Esse Tema Pertinente Aos Dias Atuais (Márcia Da Silva Morais)
Excelente palestra!
 (Marcos André Teles Luna Oliveira)
Que maravilha de exposição muito obrigada.  (Maria José da Silva)
Ótima palestra. (Maria Verônica Oliveira Batista)
Esse curso nos proporcionou grandes ideias sobre uso das tecnologias em sala de aula, nos mostrou caminhos que devemos seguir em relação a essa aplicação nas aulas, mas é claro, de maneira adequada e de acordo com a sua adequação e tudo dentro da aceitação das normas da escola.  Ótimo esse curso.  Parabéns! (Marielle dos Reis Silva)
Tenho que repetir: “Mais uma manhã de muito aprendizado! Obrigado Professores! Obrigado Professora!” (Maxwell Gonçalves Araújo)
Quando vi o nome do evento, fiquei bem curioso sobre o que seria tratado na palestra em questão. Todavia, o que foi discutido encheu meus olhos e me fizeram refletir bastante, ampliou bastante minha visão como educador. Muito obrigado pela oportunidade. (Naftali Morais Silva)
Excelente!! (Pedro Ribeiro Filho)
Excelente palestra e discussão sobre um tema atual com perspectiva para o ensino! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)
Gratidão! (Sandro Alves de Azevedo)
Ótima palestra. (Simone Souto da Silva Oliveira)
Palestra de muita relevância para os dias atuais. (Valéria Larissa Ferreira Silva)
Temática excelente e oportuna! (Willames Wiclef Alves da Silva)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.