Matemática é Show

um convite para uma experiência lúdica e diferenciada

Inscrições: https://forms.gle/1usMf8tiS4psgf6x5
Informações: acm@acm-itea.org

O projeto objetiva aproximar Universidade e Escola, contribuindo para um o ensino e aprendizagem de Matemática através de atividades com potencial lúdico, diferenciadas, contextualizadas e críticas.

O Matemática é Show é um projeto de extensão desenvolvido desde 2011 pela professora Ma. Daniela Batista Santos, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, Alagoinhas – Bahia.

Este projeto objetiva aproximar Universidade e Escola, contribuindo para um o ensino e aprendizagem de Matemática através de atividades com potencial lúdico, diferenciadas, contextualizadas e críticas.

As atividades são desenvolvidas por monitores voluntários que são licenciandos/as e egressos/as do curso de Licenciatura em Matemática que desenvolvem em cooperação com a coordenadora, as ações e atividades como: os jogos, desafios, o Malba Tahan no teatro, dentre outras.

Durante o ano, o projeto promove atividades itinerantes em Escolas da Rede Pública de ensino e em eventos científicos.

Além disso, para divulgar as atividades do projeto, bem como oportunizar momentos de formação docente, realizamos um evento anual com palestras, momentos culturais, minicursos e apresentação em uma das praças da cidade de Alagoinhas, com a pandemia do COVID-19 as atividades foram remotas.

Portanto, o Matemática é Show é um projeto consolidado que em seus 12 anos de (re)existência, vem proporcionado contribuições importantes para o ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica, diferenciada e dinâmica, nas quais integram os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Daniela Batista Santos

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB, linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores; Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada á Educação – GESTEC, Graduada em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática pela Universidade Estadual do Sudoesteda Bahia – UESB (2006).

Especialista em Educação Matemática pela UESB (2010) e especialização “A Construçãodo Conhecimento e o Ensino de Ciências”.

Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Foi professora de Matemática e Física da Educação Básica do Estado da Bahia.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Matemático e aprendizagem em Matemática, Didáticada Matemática, Formação de Professor, Tendências em Educação Matemática, Estágio Supervisionado, Lúdico, Jogo, Metodologia e Matemática, Modelagem Matemática, Informática e o Ensino de Matemática.

Foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB Campus II.

Coordena o projeto de Extensão Matemática é Show. Desenvolvo o projeto de pesquisa “Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”, em que tivemos o referido projeto aprovado no Programa de Iniciação Científica (IC) 2018-2019.

Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) 2016-2020.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3681571108978619

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.