Educação Matemática pela História e pela Arte

Inscrições: https://forms.gle/UjBKtpGFUngyBWRv7
Informações: acm@acm-itea.org

Nessa palestra será apresentada uma breve abordagem histórica das relações entre matemática e música e a influência pitagórica nessas intrínsecas relações.

Também será abordado ideias e possíveis possibilidades e perspectivas de se trabalhar Matemática e Arte na sala de aula, algumas tendências de pesquisa em relação ao tema, bem como aporte pautados em documentos oficiais para tal.

Será apresentado um breve panorama de como as relações de Matemática e Arte são abordadas nos livros didáticos, bem como um passeio pela história de como Matemática e Arte se relacionam a partir de obras de grandes mestres da arquitetura, pintura e escultura através dos tempos.

Rodolfo Chaves

Graduado em Matemática pela FEUC-RJ, especialista em metodologia do ensino pelo Centro de Estudos e Pessoal do Exército e em metodologia do ensino superior pela UNIGRANRIO. Mestre e doutor em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro, com pós-doutorado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Leciona há 41 anos, sendo professor da educação básica por 25 anos. Trabalha com formação de professores há 27 anos.

Foi professor efetivo da Escola Técnica Federal de Ouro Preto – MG, do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – MG.

É professor do Instituto Federal do Espírito Santo desde 2008, sendo professor permanente da Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Orientou diversos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e teses e é parecerista ad hoc de diversas revistas acadêmicas.

Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Matemática.

Desenvolve pesquisas envolvendo pitagorismo, números figurados e relações entre matemática e música.

Líder do Grupo Gepemem
Coordenador do Laboratório de Práticas de Ensino Integradas – LPEI
Coordenadoria de Matemática – COMAT

Currículo lattes https://orcid.org/0000-0002-6882-8483

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.