Cálculo do Limite

excursão metamatemática ao uso de conceituação e fenomenologia

Inscrições: https://forms.gle/wg4ctAHL3jwFBij76
Informações: acm@acm-itea.org
Vídeo no Youtube:

Historicamente encontra-se dois trajetos para a construção do conceito do instrumento matemático crucial do cálculo: o da matemática contínua (Newton) e o da matemática discreta (Leibnitz). Entretanto deslindar a definição tangível, força a imprescindível reflexão ontológica sobre a Matemática, tal como sobre o Limite, enquanto ente matemático.

Desta divagação, restou enigmático encontrar uma conceituação para a Matemática que ampare a expectativa de completude, de precisão e de eficiência. Contudo, percebeu-se que Matemática não reclama por memorização, mas por “erfahren”, verbo alemão que remete a viajar, periciar, habilitar-se e especializar-se.

À Metodologia, as matemáticas utilizam-se da pesquisa, da análise, do estudo de dados e do conhecimento científico. Já a sua organização revela dois relevantes ambientes: a Pura e a Aplicada.

A Matemática Pura opera com princípios históricos, metamatemáticos, transcendentais, filosóficos, ontológicos, etiológicos, teleológico e linguísticos. Já no seio da Matemática Aplicada esbarra-se em fenômenos das mais diversas ciências, como os das Engenharias, da Tecnologia da Informação, da Medicina, da Economia, como também do Direito, da Política, da Educação e das mais diversas áreas do conhecimento humano.

As duas principais matizes do instrumental matemático inteiram agregados técnicos e linguísticos. Já a formação superior do Matemático vai configurar-se como Bacharelado e como Licenciatura. Nesse mister, realce que a Licenciatura é predestinada ao preparo de professores da Educação Básica, mas, na prática, a Licenciatura pouco difere do Bacharelato.

A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) exige o Ensino da Matemática orientado exclusivamente ao desenvolvimento de habilidades. Esse comando legal não é respeitado pelos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. Dessa forma, o preparo dos futuros professores procede com a apresentação sistemática do conhecimento matemático aleatoriamente exigido, quando a memorização de conteúdo é extremamente privilegiada e a otimização de habilidades totalmente deslembrada.

Feitas essas considerações se propõe a estruturação do Mapa do Ensino da Matemática, contendo os seguintes critérios: História, Ontologia, Metafísica, Etiologia, Teleologia e Dialética. In casu, esses critérios são aplicados ao ensino do Cálculo do Limite.

Então parte-se para o desenvolvimento da percepção do Limite como Ente Matemático. Esse tópico obedece ao Mapa do Ensino da Matemática anteriormente proposto e pode fundamentar uma definição precisa e ampla da ferramenta Limite, em contraste com as ‘definições’ (notações) apresentadas nos mais conhecidos compêndios de cálculo.

Ao final, o confronto do ensino de Limite ao uso da ferramenta digital GeoGebra, como alternativa e socorro imediato da extravagante omissão dos Cursos de Licenciatura, ante o mandado legal insculpido no BNCC. Depreende-se, como consequência, que o Ensino da Matemática na Educação Básica não se orienta na encenação de conteúdo teórico e sistemático, mas no oportunizar e efetivar a produção de habilidades matemáticas ao manejo de situações fáticas do cotidiano do cidadão, garantindo-lhe a melhor qualidade possível ao exercício da cidadania.

Acelino Pontes

Formação Profissional: Bancário/contabilista (Banco do Nordeste do Brasil S.A. – Curso de Aprendizagem Bancária – CAB, Fortaleza-CE).

Formação Acadêmica: Medicina (Fortaleza-CE, Berlim/Alemanha, Munique/Alemanha, Lisboa e Colônia/Alemanha), Filosofia (Munique/Alemanha, Colônia/Alemanha e Fortaleza-CE), Psicologia (Colônia/Alemanha), Direito (Fortaleza-CE) e Matemática (Fortaleza-CE).

Formação Coadjuvante: Biologia Sociologia, Física, Química e Teleologia (Fortaleza-CE, Colônia e Munique/Alemanha), Medicina Veterinária (Munique/Alemanha).

Especializações

Medicina: Medicina Interna, Psicossomática, Hipnose Médica, Treino Autógeno e Informática Médica (Alemanha).

Psicologia: Psicanálise, Psicoterapia, Sexologia, Terapia Comportamental (Alemanha).

Filosofia: Filósofia da Matemática (UECE).

Pós-Graduação: Curso de Doutorado em Neurologia (Pesquisa Cerebral), Max-Planck-Institut für Hirnforschung, Colônia/Alemanha, Curso de Doutorado em Medicina Interna/Psicossomática, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha), Curso de Doutorado em Filosofia, Universität zu Köln (Colônia/Alemanha).

Atividades extras: Pesquisador, Professor, Jornalista Médico e Técnico-Científico, Dirigente do Esporte Amador.

Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Direito, membro do Conselho Consultor da Academia Brasileira de Direito, Fundador e Presidente da Academia Cearense de Matemática.

Professor visitante: Aachen (Technische Hochschule), Berlin (Freie Universität), Bielefeld, Bochum, Bonn, Düsseldorf, Hamburg, Hannover (Medizinische Hochschule), Heidelberg, München (Ludwig-Maximilian-Universität), São Paulo – SP (USP), Vitória – ES e Wiesbaden (Deutsche Gesellschaft für Innere Medizin – DGIM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0002717896145507

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.