Otimizando a fila de cirurgias

por meio da modelagem matemática

Inscrições: https://forms.gle/5QZm6dDGs8dQfmaM6
Informações: acm@acm-itea.org

Despertando o Estudante do Ensino Médio para a Modelagem Matemática

Falaremos sobre a Modelagem Matemática como método de pesquisa e ferramenta de ensino, para ilustrar será apresentada a descrição de uma atividade desenvolvida com grupo de estudantes do projeto Pré-ENEM da UFRRJ, tratando da problemática das Filas de Cirurgias Eletivas.

A atividade desenvolvida utiliza um material lúdico desenvolvido pelo grupo de pesquisa NPMME (Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática na Educação) e um software livre para tratar do problema de otimização.

Esta atividade constitui parte do projeto de extensão intitulado “Despertando o Estudante do Ensino Médio para a Modelagem Matemática” ativo desde o ano de 2017.

Marcela Santos

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011), graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Engenharia Civil / Estruturas pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (2013) e doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (2019).

Atualmente é professor assistente do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas:ação do vento, desprendimento de vórtices, solicitações dinâmicas, modelagem numérica e método dos elementos finitos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.