Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Cálculo do Limite - Academia Cearense de Matemática

Cálculo do Limite

excursão metamatemática ao uso de conceituação e fenomenologia

Inscrições: https://forms.gle/wg4ctAHL3jwFBij76
Informações: acm@acm-itea.org
Vídeo no Youtube:

Historicamente encontra-se dois trajetos para a construção do conceito do instrumento matemático crucial do cálculo: o da matemática contínua (Newton) e o da matemática discreta (Leibnitz). Entretanto deslindar a definição tangível, força a imprescindível reflexão ontológica sobre a Matemática, tal como sobre o Limite, enquanto ente matemático.

Desta divagação, restou enigmático encontrar uma conceituação para a Matemática que ampare a expectativa de completude, de precisão e de eficiência. Contudo, percebeu-se que Matemática não reclama por memorização, mas por “erfahren”, verbo alemão que remete a viajar, periciar, habilitar-se e especializar-se.

À Metodologia, as matemáticas utilizam-se da pesquisa, da análise, do estudo de dados e do conhecimento científico. Já a sua organização revela dois relevantes ambientes: a Pura e a Aplicada.

A Matemática Pura opera com princípios históricos, metamatemáticos, transcendentais, filosóficos, ontológicos, etiológicos, teleológico e linguísticos. Já no seio da Matemática Aplicada esbarra-se em fenômenos das mais diversas ciências, como os das Engenharias, da Tecnologia da Informação, da Medicina, da Economia, como também do Direito, da Política, da Educação e das mais diversas áreas do conhecimento humano.

As duas principais matizes do instrumental matemático inteiram agregados técnicos e linguísticos. Já a formação superior do Matemático vai configurar-se como Bacharelado e como Licenciatura. Nesse mister, realce que a Licenciatura é predestinada ao preparo de professores da Educação Básica, mas, na prática, a Licenciatura pouco difere do Bacharelato.

A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) exige o Ensino da Matemática orientado exclusivamente ao desenvolvimento de habilidades. Esse comando legal não é respeitado pelos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. Dessa forma, o preparo dos futuros professores procede com a apresentação sistemática do conhecimento matemático aleatoriamente exigido, quando a memorização de conteúdo é extremamente privilegiada e a otimização de habilidades totalmente deslembrada.

Feitas essas considerações se propõe a estruturação do Mapa do Ensino da Matemática, contendo os seguintes critérios: História, Ontologia, Metafísica, Etiologia, Teleologia e Dialética. In casu, esses critérios são aplicados ao ensino do Cálculo do Limite.

Então parte-se para o desenvolvimento da percepção do Limite como Ente Matemático. Esse tópico obedece ao Mapa do Ensino da Matemática anteriormente proposto e pode fundamentar uma definição precisa e ampla da ferramenta Limite, em contraste com as ‘definições’ (notações) apresentadas nos mais conhecidos compêndios de cálculo.

Ao final, o confronto do ensino de Limite ao uso da ferramenta digital GeoGebra, como alternativa e socorro imediato da extravagante omissão dos Cursos de Licenciatura, ante o mandado legal insculpido no BNCC. Depreende-se, como consequência, que o Ensino da Matemática na Educação Básica não se orienta na encenação de conteúdo teórico e sistemático, mas no oportunizar e efetivar a produção de habilidades matemáticas ao manejo de situações fáticas do cotidiano do cidadão, garantindo-lhe a melhor qualidade possível ao exercício da cidadania.

Acelino Pontes

Formação Profissional: Bancário/contabilista (Banco do Nordeste do Brasil S.A. – Curso de Aprendizagem Bancária – CAB, Fortaleza-CE).

Formação Acadêmica: Medicina (Fortaleza-CE, Berlim/Alemanha, Munique/Alemanha, Lisboa e Colônia/Alemanha), Filosofia (Munique/Alemanha, Colônia/Alemanha e Fortaleza-CE), Psicologia (Colônia/Alemanha), Direito (Fortaleza-CE) e Matemática (Fortaleza-CE).

Formação Coadjuvante: Biologia Sociologia, Física, Química e Teleologia (Fortaleza-CE, Colônia e Munique/Alemanha), Medicina Veterinária (Munique/Alemanha).

Especializações

Medicina: Medicina Interna, Psicossomática, Hipnose Médica, Treino Autógeno e Informática Médica (Alemanha).

Psicologia: Psicanálise, Psicoterapia, Sexologia, Terapia Comportamental (Alemanha).

Filosofia: Filósofia da Matemática (UECE).

Pós-Graduação: Curso de Doutorado em Neurologia (Pesquisa Cerebral), Max-Planck-Institut für Hirnforschung, Colônia/Alemanha, Curso de Doutorado em Medicina Interna/Psicossomática, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha), Curso de Doutorado em Filosofia, Universität zu Köln (Colônia/Alemanha).

Atividades extras: Pesquisador, Professor, Jornalista Médico e Técnico-Científico, Dirigente do Esporte Amador.

Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Direito, membro do Conselho Consultor da Academia Brasileira de Direito, Fundador e Presidente da Academia Cearense de Matemática.

Professor visitante: Aachen (Technische Hochschule), Berlin (Freie Universität), Bielefeld, Bochum, Bonn, Düsseldorf, Hamburg, Hannover (Medizinische Hochschule), Heidelberg, München (Ludwig-Maximilian-Universität), São Paulo – SP (USP), Vitória – ES e Wiesbaden (Deutsche Gesellschaft für Innere Medizin – DGIM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0002717896145507

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.