Introdução à Teoria Fuzzy e Aplicações

Inscrições: https://forms.gle/tHwLdGEZafmvVvmq6

Informações: acm@acm-itea.org

Lógica fuzzy é uma teoria que é usada no reconhecimento de padrões para “registro preciso do impreciso” (Zadeh), foi então destinado a modelar a imprecisão das descrições coloquiais de sistemas, mas hoje desempenha um papel principalmente em áreas aplicadas, como engenharia de controle.

Como uma generalização da lógica booleana de dois valores, ela permite, por exemplo, a expressão de uma propriedade – como as chamadas expressões de cobertura “um pouco”, “razoavelmente”, “fortemente” ou “muito” da linguagem natural para fortalecer ou enfraquecer um predicado – como um grau de pertinência numericamente e assim modelar matematicamente a imprecisão de uma expressão linguística com precisão.

A lógica fuzzy é baseada em conjuntos fuzzy (conjuntos fuzzy). O conjunto não é definido como antes pelos objetos que são (ou não são) elementos desse conjunto, mas pelo grau de sua pertença a esse conjunto. Isso é feito usando funções de pertinência que atribuem um valor numérico a cada elemento como o grau de pertinência. As novas operações de conjuntos assim introduzidas definem as operações de um cálculo lógico associado que permite a modelagem de processos de inferência.

A teoria dos conjuntos difusos deve ser distinguida da lógica multivalorada descrita pelo lógico polonês Jan Łukasiewicz na década de 1920. No sentido mais restrito, a chamada lógica nebulosa pode ser interpretada como lógica multivalorada e, a esse respeito, há uma certa proximidade com a lógica multivalorada, para cujo valor de verdade de uma declaração lógica números do intervalo de unidade real [0, 1] (os números reais de 0 a 1) são usados. No entanto, Lotfi Zadeh entende a teoria dos conjuntos fuzzy como uma formalização de gamas indefinidas de termos no sentido de semântica referencial, o que lhe permite especificar gradualmente a imprecisão da filiação de objetos como elementos dos conjuntos a serem definidos por meio de valores numéricos entre 0 e 1. Isso abriu uma interpretação linguística mais extensa da teoria dos conjuntos difusos como base de uma lógica de imprecisão. O termo ‘lógica fuzzy’ não foi usado inicialmente por Zadeh, mas apenas mais tarde pelo linguista George Lakoff, que também leciona em Berkeley, depois que Joseph Goguen, um dos alunos de doutorado de Zadeh, introduziu uma lógica de termos fuzzy.

Na semântica linguística, no entanto, a lógica fuzzy é considerada inadequada para fornecer um modelo para imprecisão e fenômenos semelhantes na linguagem natural. Em vez de atribuir um valor de verdade a uma declaração indefinida, que é um número real entre 0 (falso) e 1 (verdadeiro), é preferido o método de supervaloração, no qual a atribuição de um valor de verdade clássico (0;1) é adiada porque ainda não foi determinado depende de um parâmetro que deve ser preenchido com informações do contexto. O modelo subjacente é chamado de lógica parcial (que está em claro contraste com as lógicas multivaloradas).

Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Fuzzylogik

Rodney Carlos Bassanezi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1965), mestrado em pela Universidade Estadual de Campinas (1971) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977).

Trabalhou no IMECC- Unicamp de 1969 a 2001 quando passou a ser pesquisador voluntário nesta universidade, permanecendo até 2006.

A partir de 2007 trabalha na Universidade Federal do ABC onde foi o primeiro coordenador do programa de pós-graduação do CMCC.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Fuzzy; Sistemas dinâmicos subjetivos; Biomatemática (epidemiologia), ecologia ; Educacao Matemática (Modelagem).

Comentários

A teoria das padronizações por práticas… (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes )
Ótima palestra. Se poder, disponibilizar os slides! (Clovis Laerdson de Lima Gomes)
Excelente Palestra e tema! (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Esclarecedora a palestra. (Francisco Gomes Martins)
Os números fuzzy são interessantes e o teor da palestra só aprimorou o meu entendimento (Francisco Isidro Pereira)
Excelente apresentação. (Francisco Silverio da Silva Junior)
Excelente tema e palestra (Ivanildo da Cunha Ximenes)
Gostaria de parabenizar a ACM pelo evento (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Excelente apresentação. (João Paulo da Silva Cardoso)
Excelente palestra. (José Jânio Ferreira dos Santos )
Parabéns pela bela e proveitosa palestra professor. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Muito obrigada ótimas aulas, tanto da profa. Márcia quanto do prof. Rodney, com exemplos que podem ser usados em sala de aula. (Lucy Tiemi Takahashi)
Aprendendo muito com palestras como esta. A matemática é ilimitada vejo que não conheço nem 10% do verdadeiro uso da matemática. Estou engatinhando. (Magno de Menezes Rocha)
Palestra maravilhosa! É sempre muito bom poder prestigiar o Prof. Bassanezi.
Não tem como não sair da palestra querendo estudar um pouco mais sobre Teoria Fuzzi…
Não há limites de área de aplicação, nem limites de nível de escolaridade para estudar o tema! (Marcela Lima Santos Pereira)
Palestra brilhante. Uma teoria bastante inovadora! (Marcos Cirineu Aguiar Siqueira)
Parabéns muito esclarecedora as informações.  (Maria José da Silva )
Excelente palestra! Começos a ficar mais claro como a Matemática Fuzzy irá nos ajudar no desenvolvimento da nossa pesquisa sobre a Verdade! Obrigado Prof. Dr. Rodney Carlos Bassanezi! Parabéns aos envolvidos! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Excelente apresentação!  (Maylla Sousa Cruz de Aguiar)
Palestra maravilhosa, emocionante, rica em conhecimentos. É uma honra participar deste bom encontro de aprendizagens significativas e experiências positivas. Minha gratidão a ACM  e ao professor Acelino. (Miron Menezes Coutinho)
Me senti honrada em participar de sua palestra. Parabéns (Noeli Teresinha Valério de Almeida)
Muito interessante! Obrigado professor!!  (Pedro Ribeiro Filho)
Ótima palestra! (Raquel Batista de Oliveira )
Libras  (Ronan Guimarães Cardoso )
Mais uma excelente palestra neste sábado de carnaval! Muito aprendizado para nós professores! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.