Estatística Bayesiana

Inscrições: https://forms.gle/8ikZtK5QhaMSmCfV9

Informações: acm@acm-itea.org

Nesta palestra, farei uma breve introdução a metodologia Bayesiana e seu uso em análise estatísticade dados. Inicialmente, discutimos as diferenças entre a Inferência Bayesiana e a Inferência Clássica. Em seguida, apresentamos alguns exemplos de aplicação dessa metodologia.

É frequente o uso informal do termo probabilidade para expressar nossa informação ou crença sobre uma quantidade desconhecida. No sentido matemático preciso, pode ser mostrado que há uma relação entreprobabilidade e informação, e que a Regra de Bayes fornece um método racional de atualização da probabilidadesobre o desconhecido à luz de novas informações experimentais.

Nas primeiras décadas do século XX, a Regra de Bayes, denominada Regra da Probabilidade Inversa, chegou a ser considerada pela comunidade estatísticadominante uma heresia a qual poucos gostariam de estar associados. No entanto, a partir do final do século XX, dificilmente alguma área de aplicação da estatística não faça uso da Estatística Bayesiana para inferir sobre o desconhecido.

Márcia D´Elia Branco

Professora titular no Departamento de Estatística da Universidade de São Paulo.

As suas áreas de interesse em pesquisa são: inferência bayesiana, distribuições de probabilidades multivariadas elípticas assimétricas, modelos de Teoria da Resposta ao Item, construção de distribuições a priori, regressão binária com links assimétricos, robustez bayesiana.

Orientadora do programa de pós-graduação em estatística do IME- USP, orientou 12 alunos de mestrado e 8 alunos de doutorado.

Possui mestrado (1991) e doutorado (1997) em Estatística pela Universidade de São Paulo. De setembro de 1998 a dezembro de 1999 realizou um projeto de pós-doutorado na University of Connecticut, USA.

Possui diversas colaborações internacionais com professores das seguintes instituições: University of Connecticut, KAUST, PUC-Santiago do Chile, CNR-IMAT-Milano, PUC-Lima , IST – Lisboa, La Sapienza – Roma.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5517395183220582

Comentários

A estatística funcionando para fomentar padrões. (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes )
Excelente palestra. Foi um prazer imenso conhecer/ouvir a Profa. Dra. Márcia Branco. Estimulou-me a estudar mais sobre o assunto. Obrigado.  (Diego Ferreira Gomes)
Palestra muito divertida!! (Edilson de Araújo Júnior )
Muito boa a explicação da professora. (Felipe Francisco da Costa Farias)
Parabéns pelo tema e palestra! (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Excelente aula! (Francisca Mirely Sampaio Carvalho )
Parabenizo a profa Márcia por compartilhar saberes. (Francisco Gomes Martins)
Conteúdo primoroso que enriquece o modo de ver o modelo bayesiano (Francisco Isidro Pereira)
Excelente tema e palestra (Ivanildo da Cunha Ximenes)
Gostaria de parabenizar pelo excelente evento (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Ótima palestra (João Vitor da Silva)
Muito interessante a palestra da Prof.ª Márcia. (José de Lima Marques)
Palestra muito boa. (José Jânio Ferreira dos Santos)
Muito bem colocado o conteúdo colocado pela professora Marcia. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Excelente palestra. (Magno de Menezes Rocha)
Amando estes encontros (Marcia Aparecida Pazete Casado Aguiar)
Palestra com tema altamente relevante. Ótima escolha! (Marcos Cirineu Aguiar Siqueira)
Uma excelente  palestra nós fez repensar a nossa prática.  (Maria José  da  Silva )
Aprendizado  (Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira )
Excelente programa Educativo  (Mario Martínez Luzuriaga )
Sensacional! A Matemática: suas aplicações, suas perspectivas! Parabéns! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Palestra maravilhosa, emocionante, rica em conhecimentos. É uma honra participar deste bom encontro de aprendizagens significativas e experiências positivas. Minha gratidão a ACM  e ao professor Acelino. (Miron Menezes Coutinho)
Excelente palestra (Noeli Teresinha Valério de Almeida)
Parabéns a professora Márcia!! (Pedro Ribeiro Filho)
Libras  (Ronan Guimarães Cardoso )
Excelente palestra de um tema muito relevante!! Será ótimo se puderem disponibilizar os slides da professora. (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)
Palestra muito interessante que agrega muito conhecimento. (Thiago de Souza Mendes)
Adorando a palestra da professora, uma didática muito acessível  (Vinicius Teodozio da Silva )
Os canais de comunicação digitais, como o Google Meet, trazem consigo enorme potencialidade no que se refere a vários aspectos, em especial, a amplitude e alcance que queremos dar a determinado projeto, seja individual ou coletivo. No entanto, saber disso não é suficiente para tirar proveito de tal potencialidade, é preciso amadurecer determinadas ações de forma a sistematizá-las. Se pensarmos os nossos encontros semanais como uma espécie de diálogo (Diálogo como algo contínuo, não estático, não pontuais) que agrupa seus conteúdos por temáticas, poderíamos formar um ambiente mais amigável e de certa forma permitir  um engajamento que possibilite uma auto avaliação do quanto se está amadurecendo em termos de compreensão, preenchimento de lacunas, em determinado tema conforme o avanço do diálogo. Pois me parece, dum ponto de vista bem particular, que tem uma questão que se impõe para os menos familiarizados com encontros dessa natureza que é, como ser produtivo em um diálogo (Palestras e eventos) no sentido de não se perder nos vários meandros que a temática possa suscitar? E referente a ideia de programa de formação continuada, como não perder o eixo central que alimenta as várias palestra e eventos, pois penso que, se não tivermos clareza sobre essa coluna central as palestras vão ganhando uma dinâmica esporádica, ainda que não seja.

Abraço para todos! (Willames Wiclef Alves da Silva)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.