Números Irracionais para professores

Inscrições: https://forms.gle/JKvVh2GtyVvD8P3q6

Informações: acm@acm-itea.org

Trazer panorâmica da pesquisa de doutorado defendida em 2016 e de trabalhos publicados posteriormente a partir desta pesquisa.

Comentar alguns detalhes sobre os problemas conceituais que envolvem números racionais e que livros didáticos, com exemplos apenas de raiz de 2, número Pi e número e, acabam dando ideias truncadas aos estudantes e professores.

Apresentar ideias centrais dos trabalhos publicados de 2017 até 2021.

Talvez a primeira constatação de proporções irracionais relata-se na antiguidade no século V a.C. com os pitagóricos. Definições para números irracionais que atendam às demandas atuais de precisão, já podem ser encontradas nos Elementos de Euclides. As traduções para a linguagem matemática de hoje foram dadas por Karl Weierstraß e Richard Dedekind.

Dados histórico-científicos mais antigos assumiam que a descoberta da irracionalidade levou a uma crise fundamental da então matemática grega ou da teoria pitagórica dos números. 

De fato, já se partia da suposição básica de que tudo pode ser expresso por razões inteiras, e a refutação dessa visão abalou a visão de mundo dos pitagóricos. Uma antiga lenda foi posta em conexão com isso, segundo a qual o pitagórico Hippasos de Metapont no século V a.C. cometeu uma traição secreta pelo anúncio escrito desta descoberta e depois se afogou no mar, o que foi interpretado como punição divina. Algumas das fontes proferiram que Hippasos descobriu a irracionalidade. 

Os historiadores da ciência hoje assumem que não houve tal crise e que a irracionalidade não era considerada um mistério. Uma possível explicação para a lenda da traição é que ela surgiu por um mal-entendido, porque o adjetivo grego usado para "irracional" (no sentido matemático) também tinha os significados "indizível" e "secreto". Entretanto, também é um fato que a matemática grega mudou fundamentalmente no tempo depois de Hippasos.

Fonte:
Irrationale Zahl. In: Wikipedia – Die freie Enzyklopädie. Wikimedia, 2022. Disponível em: <https://de.wikipedia.org/wiki/Irrationale_Zahl>. Acesso em: 23 mai 2022.

Vânia dos Santos-Wagner

Doutora em Educação Matemática por Indiana University
Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES
Professora Aposentada do Instituto de Matemática da UFRJ
Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo – GEEM/ES
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8857182229070463

Geraldo Broetto

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016).

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, números irracionais, ensino de matemática, história da matemática e licenciatura em matemática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8305425668140499

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.