Nota de Pesar

Faleceu o primeiro professor de Matemática a ascender o Cardinalato. A Academia Cearense de Matemática está de luto por 5 dias, pelo falecimento de seu Acadêmico Titular Fundador.

Cardeal Dom José Freire Falcão

No último dia 26 de setembro, faleceu o Acadêmico Titular Fundador, ocupante da Cadeira Perpétua de n.º 19, da Academia Cearense de Matemática, Arcebispo emérito de Brasília, cearense de Ereré, ordenado sacerdote em 1949, em Limoeiro do Norte-CE. Assim, foi vice-diretor do Liceu Diocesano, membro da faculdade, do seu seminário menor e de outras instituições de ensino e assistente eclesiástico da Ação Católica. Destacou-se entre seus ex-alunos o Deputado Federal Ariosto Holanda e o renomado professor de Filósofo, Padre Manfredo de Araújo Oliveira.

Destaque-se o importante fato e único na história universal: Dom José Cardeal Freire Falcão é o primeiro professor de matemática a ascender ao Cardinalato da Igreja Católica Apostólica Romana. E para grande exaltação do Estado do Ceará, esse insigne Cardeal é cearense e o primeiro Cardeal nascido em terras alencarinas.

Em 1967, foi eleito Bispo Coadjutor com direito à sucessão da Diocese de Limoeiro do Norte-CE, logo após, assumiu o governo pastoral da Diocese. Em 1971, foi promovido a Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI.

“Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”, Papa Francisco no telegrama de pesar pela morte do Cardeal Dom José Freire Falcão.

Participou da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, de Medellín na Colômbia (24 de agosto a 6 de setembro de 1968), bem como da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, Puebla no México (27 de janeiro a 13 de fevereiro de 1979) e da VI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (29 de setembro e 28 de outubro de 1983).

Em 15 de fevereiro de 1984 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília e eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Foi criado cardeal no consistório de 28 de junho de 1988. Comparticipou da VIII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (30 de setembro a 28 de outubro de 1990) e da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana (12 a 28 de outubro de 1992).

Membro do Conselho de Cardeais para o Estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé. Compareceu à Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (16 de novembro a 12 de dezembro de 1997).

Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese após ter atingido a idade limite, em 28 de janeiro de 2004. Participou do conclave de 2005 que elegeu o Papa Bento XVI. Perdeu o direito de votar no conclave, quando completou 80 anos de idade, em 23 de outubro de 2005.

1 comentário em “Nota de Pesar”

  1. Sou de Brasília e sempre me lembrarei do Cardeal Arcebispo Dom José Freire Falcão. Fico muito feliz em descobrir que ele comungava da paixão pela mãe de todas as ciências, com a qual Deus, em sua infinita sabedoria, fprmou o universo, e todas as coisas que, nele, existem.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.