Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A natureza da luz - Academia Cearense de Matemática

A natureza da luz

Inscrições: https://forms.gle/X7Gej7CEE7aaWdYd9
Informações: acm@acm-itea.org

No século XX, fomos forçados a constatar que a natureza da luz nem é puramente corpuscular, nem puramente ondulatória.

O entendimento da natureza da luz desafiou a compreensão dos cientistas durante vários séculos.

Modelos corpusculares, em que a luz seria formada de partículas se propagando livremente até encontrar obstáculos, permitiam descrever a propagação retilínea observada nos fenômenos de ótica geométrica.

Porém, ao longo do século XIX, a observação de difração (a capacidade da luz “contornar” obstáculos) e interferência levou à certeza que a luz é uma onda.

No século XX, fomos forçados a constatar que a natureza da luz nem é puramente corpuscular, nem puramente ondulatória.

O estudo da luz, além de ter interesse próprio, também levou às grandes revoluções da física no século XX: a mecânica quântica e a teoria da relatividade.

Paulo A. Nussenzveig

Natural de Rochester, NY, EUA. Bacharel e Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde foi orientado pelo Prof. Luiz Davidovich. Doutor em Physique Quantique pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI), sob orientação do Prof. Jean-Michel Raimond, no grupo de pesquisas da Ecole Normale Supérieure liderado pelo Prof. Serge Haroche (laureado com o prêmio Nobel de Física em 2012).

Foi bolsista recém-doutor do CNPq no IFSC, sob supervisão do Prof. Vanderlei Bagnato.

Desde 1996, é professor do Instituto de Física da USP, com livre-docência em 2002.

É Prof. Titular desde 2011. Criou no IFUSP um laboratório de ótica quântica e informação quântica que coordena junto com o Prof. Marcelo Martinelli. As principais contribuições do laboratório têm sido na geração e caracterização de emaranhamento quântico de feixes intensos de luz e suas potenciais aplicações em ciência de informação.

Foi professor visitante na Cornell University em 2012, editor associado do Braz. J. Physics, “topical editor” da Optics Letters, membro do Conselho da Soc. Bras. de Física, membro do Internacional Council da OSA (atualmente Optica). Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação do IFUSP e presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Física e Astronomia.

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (promoção recomendada ao nível 1B).

Desde 2018, é membro da Coordenação de Área de Física da FAPESP.

Apresenta, desde 2018, a coluna Ciência e Cientistas na Rádio USP.

Em 2021, foi eleito Fellow da Optica (antigamente OSA, The Optical Society).

Recebeu menção especial no prêmio Nature Awards for Mentoring in Science, edição de 2021.
http://lattes.cnpq.br/4861897515540913
https://orcid.org/0000-0002-8789-7505
https://publons.com/researcher/2201805/paulo-nussenzveig/
https://scholar.google.com.br/citations?user=FbGL0BEAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

3 comentários em “A natureza da luz”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.