Música

– quanto de inspiração e de matemática

José Maria Florêncio

Maestro
Varsóvia, Polônia

Filarmônica do Báltico polonesa. A gala cerimonial do Prêmio de Arte da Pomerânia. Concerto de gala da Orquestra Sinfônica da Filarmônica Báltica Polonesa sob a batuta do Maestro José Maria Florencio e do pianista Marek Brach. Foto de Mateusz Ochocki / KFP

Maestro, uma das principais figuras do mundo da música polonesa, músico com uma importante carreira internacional. Ele é brasileiro e mora na Polônia desde 1985.

Iniciou sua educação musical em Fortaleza, sua cidade natal, continuou na Universidade Minas Gerais em Belo Horizonte, e a seguir completou diversas masterclasses em seu país e no exterior, inclusive na Juilliard School of Music em Nova York e na Musikhochschule em Viena. Na Academia de Música de Varsóvia Fryderyk Chopin graduou-se com louvor na Faculdade de Composição, Regência e Teoria da Música na classe de regência de Henryk Czyż.

Ele foi o maestro do Teatr Wielki em Łódź e do Teatr Wielki-Polish National Opera em Varsóvia, diretor musical da Ópera de Wrocław, Teatr Wielki em Poznań e da Ópera Báltica em Gdańsk, diretor geral e artístico da Orquestra e Coro do Rádio e Televisão Polonesas de Cracóvia e Filarmônica de Poznań, Maestro Titular Orquestra Sinfônica para o Theatro Municipal de São Paulo e a regente Capella Bydgostiensis da Filarmônica de Pomerânia em Bydgoszcz. Ele desempenhou inúmeras funções, cooperando com quase todas as instituições musicais na Polônia e em quase 30 países.

A impressionante carreira do artista é caracterizada por uma versatilidade excepcional, o âmbito da sua atividade inclui a regência de concertos, ópera, ballet, opereta, espectáculos musicais, CD, arquivo e gravações televisivas, bem como a participação em festivais e pedagogia musical.

Os programas de concertos e gravações abrangem um repertório que vai do barroco à música contemporânea, desde orquestras tocando instrumentos históricos até os maiores conjuntos orquestrais e coros em grandes formas vocal-instrumentais. Os cartazes de seus shows traziam os nomes dos mais eminentes solistas de todo o mundo.

Sob sua batuta, óperas como A Flauta Mágica , Don Giovanni e As Bodas de Fígaro de Mozart foram encenadas, às vezes repetidamente ; La Traviatta , Nabucco , Rigoletto , Macbeth , Ernani , Don Carlos , O Poder do Destino , Trovador , Aida Verdi; Salome e Ariadne em Naxos de Strauss; Madame Butterfly e Tosca Puccini; O Barbeiro de Sevilha , o Turco na Itália eCinderela de Rossini; Filha do regimento e Don Pasquale Donizetti; Werther e Thaïs Massenet; Norma de Bellini; Cavalleria rusticana de Mascagni ; Pearl Fishers e Bizet’s Carmen ; Boris Godunow de Mussorgski; Eugene Onegin Tchaikovsky; The Rape of Lucrezia Britten e estreias mundiais de óperas: Elektra Theodorakisa para o Theatre Municipal de Luxemburgo, Marés e ondas Bruzdowicz na inauguração das Olimpíadas de Barcelona, OlgaAntunes para o Theatro Municipal de São Paulo, e mais recentemente Tango Dobrzyński para a Ópera de Câmara de Varsóvia.

Ele também fez apresentações musicais: Jesus Christ Superstar e Fiddler on the Roof ; opereta: Barão Cigano de Strauss; e balé, incl. O Quebra-nozes , a Bela Adormecida , o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky; Dom Quixote de Minkusa, Filha de Rossini / Harold mal protegida , Rito da Primavera de Stravinsky, Scheherazade de Korsakov, Tarde de um Fauno de Debussy; Grego Zorb Theodorakis, estreia mundial do Brasileiro Offenbach / Małecki em Paris e muitos outros.

Sua atividade de gravação cobre 18 álbuns. Durante as gravações, ele colaborou com orquestras de classe como a London Orchestra Academy of Saint Martin in the Fields ou a Orquestra Holandesa do século XVIII. Além disso, ele também gravou mais de 300 títulos para a rádio e TV polonesas.

Prof.Dr. José Maria Florêncio.

As estreias mundiais são uma parte importante da sua atividade artística. Entre as obras que viram a luz do dia graças ao seu esforço, encontram-se obras de repertório de concertos, ballet e ópera, bem como gravações de arquivo e álbuns de compositores de todo o mundo. Algumas dessas obras foram dedicadas. Esta lista inclui também as estreias de 9 obras a ele dedicadas pessoalmente, escritas por autores de 7 países. A propósito das estreias, o Maestro defendeu com louvor o seu doutoramento na Academia de Música de Poznań.

Atualmente é professor na Academia de Música de Poznań, onde ensina regência. Na Universidade de Gdańsk, ele dá aulas de administração de teatro de ópera. Ele deu master classes em várias academias de música polonesas. Foi também o primeiro maestro polonês, nos cento e sessenta anos de história do Conservatório de Moscou, convidado a ministrar master classes de regência e um concerto de gala com repertório polonês e brasileiro no programa. Assim, José Maria Florêncio se inseriu em um grupo de personalidades tão destacadas no mundo da música como Sir Georg Solti e Mścisław Rostropowicz.

José Maria Florêncio também foi agraciado com diversos prêmios e condecorações. Maestro é também Cônsul Honorário da República Federal do Brasil na Polônia.

Fonte: https://operabaltycka.pl/pl/zespol/jose-maria-florencio

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.