Filosofia da Lógica de Frege

Gottlob Frege é popularmente considerado como o “pai da lógica contemporânea”, por oposição à antiga lógica aristotélica. Em um pequeno ensaio Begriffsschrift (Escrita Conceitual), publicado em 1879, ele elaborou um sistema simbólico para representar inferências lógicas de maneira absolutamente precisa e objetiva. Outros filósofos e matemáticos da época haviam elaborado sistemas análogos (e.g., Peano, Boole, Schröder) mas em nenhum deles ocorre um entrelaçamento tão profundo entre lógica, filosofia da linguagem, epistemologia e ontologia como no trabalho de Frege. Por isso ele deu origem não apenas à lógica contemporânea, mas também estabeleceu os parâmetros da filosofia da linguagem e filosofia da matemática dos séculos XX e XXI. Nesta primeira palestra, discutiremos as bases conceituais do sistema lógico de Frege, e seu entrelaçamento com a linguagem e o pensamento.

Inscrições: https://forms.gle/7KEBHHLkujpnw2iN7
Informações: academiacearensedematematica@gmail.com

Marco Ruffino

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,

Unicamp.

Possui Bacharelado em Física (1985) e Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência (1990), pela Universidade Estadual de Campinas. Ph.D. em Filosofia, pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA, 1996). Pós-Doutorado, pela Universidade de Konstanz (1997, 1999) e pela Universidade de Harvard (2000-2001). Livre-Docente (2015), pela Universidade Estadual de Campinas.

É professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, desde 2013. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B, com projeto: “Identity of Names, Cognitive Value and Modalities: Derivations From Frege’s Puzzle”.

Foi Professor MS-1 e MS-2 na UNICAMP de 1989 a 1991, Professor Assistente (Wissenschaftlicher Mitarbeiter) na Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) de 1996 a 1997, e Professor Adjunto na UFRJ, de 1997 a 2013. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Lógica e da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Frege, princípio do contexto, ontologia, ontologia da lógica e da matemática, indexicais e referência direta. É Editor-Chefe da revista MANUSCRITO (2003), e membro do Centro de Lógica e Epistemologia (CLE) da UNICAMP (2007). Desde 2009, é membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Foi presidente da Asociación Latinoamericana de Filosofía Analítica (ALFAn, 2012-2014) e da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA, 2014-2016).

3 comentários em “Filosofia da Lógica de Frege”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.