Jovens Pesquisadores conquistam Ouro, Prata, Bronze e Prêmio Literário

O projeto Jovem Pesquisador desenvolvido pela Academia Cearense de Matemática tem mostrado-se com inimaginável êxito e incutido excelência a seus participantes. O Jovem Pesquisador, iniciado na EEM Adauto Bezerra (Fortaleza) há menos de 8 meses, já galgou várias premiações nesse curto espaço de tempo:

Medalha de Ouro

  • Nathan de Souza Ribeiro (na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA)
JP Nathan de Souza Ribeiro (18), Medalha de Ouro e de Bronze.

Medalha de Prata:

  • Bismark Mesquita do Nascimento (XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA)

JP Bismark Mesquita do Nascimento (15), Medalha de Prata e Prêmio Literário.

Medalha de Bronze

  • Daniel da Silva Rocha (XIV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP)
  • Nathan de Souza Ribeiro (XIV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP)
JPs Bismark Mesquita do Nascimento (15) e Lucélia Araújo de Melo (19) ao receber o Prêmio Literário da EEM Adauto Bezerra, com o Acadêmico Acelino Pontes, presidente da Academia Cearense de Matemática.

Prêmio Literário

  • Bismark Mesquita do Nascimento
  • Lucélia Araújo de Melo
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Daniel-1024x1024.png

JP Daniel da Silva Rocha (18), Medalha de Bronze.

O Jovem pesquisador Daniel da Silva Rocha conseguiu vencer no vestibular da UECE para o Curso de Licenciatura de Matemática em julho último, mesmo antes de terminar o 3.º ano letivo do Ensino Médio.

A ACM promove o desenvolvimento de projetos, estudos científicos e trabalhos no âmbito do ensi­no, pesquisa e extensão. No desempenho deste propósito, a ACM proporciona à comunidade exter­na, ações que priorizem suas necessidades de capacitação e de busca de novos conhecimentos.

No âmbito das ações de extensão, o projeto Jovem Pesquisador é um ensejo relevante de familiari­dade com a pesquisa e com o trabalho científico, oportunizando ao participante uma apropriação de conhecimentos basilares para o exercício da função de pesquisador em todos os ambientes do conhecimento humano, conquanto privilegiando o uso de ferramentas matemáticas, ontológicas, fenomenológicas, dialéticas e metafísicas.

A formação básica no Brasil dá prioridade à passividade do aluno no processo educacional, num ambiente quase exclusivamente teórico, que se desenvolve com ênfase na memorização de curto prazo de todo o conteúdo do ensino.

Dessa forma, o aluno adentra à ambiência da educação superior ou tecnológica com enorme defi­ciência de conhecimento e de experiências práticas com os discernimentos substanciais das ciên­cias, dificultando o relacionamento com as diversas disciplinas da educação superior. Em especial, sofrível é a compreensão, ânimo e capacidade de articular uma pesquisa científica, por vultosa consternação com o manejo precípuo de uma investigação científica.

O projeto Jovem Pesquisador tenta superar todas essas dificuldades, induzindo o aluno a apro­priar-se de fundamentos do conhecimento e do trabalho científico, bem como de sua competente documentação e exposição.

2 comentários em “Jovens Pesquisadores conquistam Ouro, Prata, Bronze e Prêmio Literário”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.