Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Desigualdade probabilística de Bell na Mecânica Quântica - Academia Cearense de Matemática

Desigualdade probabilística de Bell na Mecânica Quântica

Inscrições: https://forms.gle/Upoza7MDUaFXU7PZ9

Informações: acm@acm-itea.org

Em 1964, John S. Bell (em resposta ao paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen) publica um artigo em que desenvolve uma desigualdade (supondo que a Mecânica Quântica seria uma teoria estatística) envolvendo correlação de certas propriedades (no caso, spins) de pares de partículas.

Então, supondo a existência de uma variável aleatória em que, se fosse possível de se conhecer previamente o seu valor, todo o experimento seria completamente previsível.

Porém, ao substituir as expressões das probabilidades na desigualdade, encontra um conjunto de valores em que a desigualdade é violada, logo conclui que só ao final do experimento, quando se realiza a medição nas partículas já distanciadas, tal variável deve ter seu valor estabelecido (violando a limitação na velocidade em que se pode enviar uma informação).

Em 1969 J. F. Clauser, M. A. Horne, A. Shimony e R. A. Holt adaptam a desigualdade de Bell para um experimento viável. Em 1982, Alain Aspect, e colaboradores, realizaram um experimento, observando a violação da desigualdade de Clauser-Horne-Shimony-Holt na prática, confirmando as conclusões obtidas por John S. Bell.

Esta palestra tem por objetivo apresentar uma introdução à Mecânica Quântica com um viés mais estatístico, e observar a validade das desigualdades de Bell, nas condições existentes da teoria da probabilidade, para levar a uma conclusão condizente com os axiomas da probabilidade.

Felipe Andrade Velozo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016).

Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: axiomas de Kolmogorov, violação da desigualdade de CHSH, violação da desigualdade de Bell, interpretação estatística da Mecânica Quântica.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.