Inscrições: https://forms.gle/Upoza7MDUaFXU7PZ9
Informações: acm@acm-itea.org
Então, supondo a existência de uma variável aleatória em que, se fosse possível de se conhecer previamente o seu valor, todo o experimento seria completamente previsível.
Porém, ao substituir as expressões das probabilidades na desigualdade, encontra um conjunto de valores em que a desigualdade é violada, logo conclui que só ao final do experimento, quando se realiza a medição nas partículas já distanciadas, tal variável deve ter seu valor estabelecido (violando a limitação na velocidade em que se pode enviar uma informação).
Em 1969 J. F. Clauser, M. A. Horne, A. Shimony e R. A. Holt adaptam a desigualdade de Bell para um experimento viável. Em 1982, Alain Aspect, e colaboradores, realizaram um experimento, observando a violação da desigualdade de Clauser-Horne-Shimony-Holt na prática, confirmando as conclusões obtidas por John S. Bell.
Esta palestra tem por objetivo apresentar uma introdução à Mecânica Quântica com um viés mais estatístico, e observar a validade das desigualdades de Bell, nas condições existentes da teoria da probabilidade, para levar a uma conclusão condizente com os axiomas da probabilidade.
Felipe Andrade Velozo
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016).
Atualmente é professor de Matemática da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: axiomas de Kolmogorov, violação da desigualdade de CHSH, violação da desigualdade de Bell, interpretação estatística da Mecânica Quântica.