– darwinismo e pluralidade dos mundos habitados no II Império
Inscrições: https://forms.gle/ATnVYC51Awu1iV9q6
Informações: acm@acm-itea.org
Seu romance “O Doutor Benignus”, objeto de discussão desta aula, é uma ficção científica, mas também se enquadra na tradição dos relatos de viagens, pois é um relato de viagem, só que ficcional, em que o autor apresenta tanto as belezas naturais do Brasil, como as mais modernas descobertas científicas do século XIX, estabelecendo um diálogo entre o Brasil do II Império e a produção científica que então ocorria principalmente na Europa, mas também nos EUA. Neste romance, ao estilo de Júlio Verne, acompanhamos o cientista aventureiro Dr. Benignus, em uma jornada exploratória pelo interior do Brasil. A narrativa, entretanto, se torna secundária neste romance que busca sintetizar todos os conhecimentos da ciência da época através das explanações realizadas por Benignus.
Como defendemos em nossa dissertação de mestrado, a obra de Zaluar apresenta uma pré-figuração da antropologia, estabelecendo a necessidade do trabalho de campo e a imersão do antropólogo no mundo do outro. Realiza uma profícua discussão sobre a origem do homem, comentando as ideias das duas correntes teóricas em voga, o poligenismo e do monogenismo. É em meio a este debate, que Zaluar discute, no romance, a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, sendo assim um propagador das ideias darwinistas no Brasil.
No romance temos também a discussão sobre a Pluralidade dos Mundos Habitados, e aqui Zaluar demostra acompanhar a produção acadêmica na área de astronomia e as discussões filosóficas sobre possíveis mundos habitados, se refere especialmente ao astrônomo Camille Flammarion, para o qual o Dr. Benignus, logo no início do romance envia uma carta, convidando o astrônomo francês para conhecer a natureza do Brasil, antes que seja destruída. No decorrer do romance outros astrônomos são citados como Sciaparelli, Le Verrier, Herschel, entre tantos outros.
No decorrer de “O Doutor Benignus”, Augusto Emílio Zaluar cita mais de uma centena de cientistas, naturalistas, astrônomos e filósofos, estabelecendo assim um rico debate com a produção científica de sua época. Em nossa aula, pretendemos que os alunos venham a conhecer está rica obra ficcional brasileira, que deu início ao gênero ficção científica em nosso país, assim como compreender como Zaluar se utiliza do recurso da ficção para não apenas divulgar a produção científica que ocorria na Europa e EUA de então, nas mais diversas áreas científicas, como ele propõe suas próprias ideias sobre evolução da espécie humana, pesquisa antropológica e pluralidade dos mundos habitados.
Edgar Indalecio Smaniotto
Licenciado em filosofia, mestre e doutor em Ciências Sociais (com concentração em antropologia) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdade de Filosofia e Ciência, Marília.
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, com complementação profissional em pedagogia empresarial e recursos humanos, ciências sociais nas organizações, filosofia para crianças, educação e mídias digitais.
Pesquisador polímata, trabalha com diversos temas, como eugenia, transumanismo, ficção científica, história e filosofia da ciência, astrobiologia, ensino de astronomia, histórias em quadrinhos, educação, ensino de filosofia, exoantropologia e geopolítica.
Docente do ensino fundamental I (polivalente) e II (História), Médio (Filosofia), graduação e pós-graduação. Como docente do ensino fundamental I, professor polivalente, trabalhando com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I desde 2001, totalizando vinte anos de experiência.
No Ensino Fundamental dois ministrei aulas como professor substituto na rede estadual de Educação de São Paulo, na qual também fui professor concursado de filosofia.
Na rede particular de ensino ministrei aulas de História no Ensino Fundamental II e Filosofia no Ensino Médio.
Tem experiência como docente no ensino superior, principalmente na licenciatura de pedagogia, mas também nos cursos de administração de empresas, moda, psicologia, arquitetura e educação física, sempre ministrando disciplinas das áreas de ciências sociais e filosofia. Trabalho que também realizou em cursos de pós-graduação em educação.
Orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. Já como produtor de material pedagógico escreveu conteúdos para a Editora Moderna, e recentemente três livros para a Editora Senac de São Paulo, também produziu vídeo aulas com temas sobre educação e literatura para concurso público e vestibular para a Maximize Educação. Além de colaborar com diversas editoras escrevendo textos de múltiplas temáticas e itens educacionais.
Membro pesquisador das seguintes sociedades científicas: Associação Brasileira de Antropologia – ABA; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS; Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS, Sociedade Brasileira de Astrobiologia – Astrobio, Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS); e em Marília, membro fundador do GRAMA, grupo de astronomia que realiza diversas atividades de divulgação científica em escolas.
Comentários
Aula foi muito importante (Abel do Rosário Sarmento) |
Excelente palestra! Um deleite para a nossa imaginação! (Alva Valeria Machado Nascimento) |
Muito boa a palestra (Ana Rafaela Mota de Oliveira) |
A evolução dos conhecimentos para o crescimento da humanidade. (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes) |
Excelente palestra (Claudeci Duarte de Lima) |
Excelente palestra, parabéns (Cláudio Firmino Arcanjo) |
Muito bom (Erick Lucas Correia Cordeiro) |
Excelente tema e palestra. Parabéns!! (Flávio Maximiano da Silva Rocha) |
Excelente palestra (Francisco Alexandro Oliveira Sousa) |
Um panorama interessante da filosofia no contexto literário (Francisco Isidro Pereira) |
Excelente exposição (Gustavo de Alencar Figueiredo) |
Ótimo curso. (Hiago Luiz Da Silva) |
Excelente tema e apresentação (Ivanildo da Cunha Ximenes) |
Gostaria de parabenizar a ACM por ter trazido uma excelente palestra. (Jefte Dodth Telles Monteiro) |
Otima apresentação (João Marcos Soares Borborema) |
excelente palestra. (José Jânio Ferreira dos Santos) |
Muito boa a palestra! (José Jonss da Hora Dias) |
Interessante! (Kaio de Lima Gomes) |
Excelente apresentação! (Laelson de Lira Silva) |
Bom tema principalmente para os curiosos e os que gostam das coisas futurista. Sou da época de Júlio Verne então me faz muito a questionar sobre minhas expectativas em relação ao futuro tecnológico. Parabéns professor Edgar (Lucia dos Santos Bezerra de Farias) |
Interessante palestra!! (Luiz José da Silva) |
Obrigada pela oportunidade de comparar seus conhecimentos conosco. (Maria José da Silva) |
Palestra muito interessante 😊😊 (Maria Verônica Oliveira Batista) |
Mais uma Excelente manhã de aprendizado! Obrigado Prof. Edgar! (Maxwell Gonçalves Araújo) |
Achei interessante a temática, principalmente os pontos geográficos, o percurso histórico e o teor ficcional da obra/palestra. (Naftali Morais Silva) |
Muita informação relevante para entender as teorias desenvolvidas na época estudada! Dados são importantes para analisar, comparar, refletir e tirar conclusões de acordo a algum objetivo. (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo) |
Gratidão! (Sandro Alves de Azevedo) |
Muita boa, uma ótima didática sobre o assunto. (Willian Alves Pereira) |