Cardeal Dom José Freire Falcão
No último dia 26 de setembro, faleceu o Acadêmico Titular Fundador, ocupante da Cadeira Perpétua de n.º 19, da Academia Cearense de Matemática, Arcebispo emérito de Brasília, cearense de Ereré, ordenado sacerdote em 1949, em Limoeiro do Norte-CE. Assim, foi vice-diretor do Liceu Diocesano, membro da faculdade, do seu seminário menor e de outras instituições de ensino e assistente eclesiástico da Ação Católica. Destacou-se entre seus ex-alunos o Deputado Federal Ariosto Holanda e o renomado professor de Filósofo, Padre Manfredo de Araújo Oliveira.
Destaque-se o importante fato e único na história universal: Dom José Cardeal Freire Falcão é o primeiro professor de matemática a ascender ao Cardinalato da Igreja Católica Apostólica Romana. E para grande exaltação do Estado do Ceará, esse insigne Cardeal é cearense e o primeiro Cardeal nascido em terras alencarinas.
Em 1967, foi eleito Bispo Coadjutor com direito à sucessão da Diocese de Limoeiro do Norte-CE, logo após, assumiu o governo pastoral da Diocese. Em 1971, foi promovido a Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI.
Participou da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, de Medellín na Colômbia (24 de agosto a 6 de setembro de 1968), bem como da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, Puebla no México (27 de janeiro a 13 de fevereiro de 1979) e da VI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (29 de setembro e 28 de outubro de 1983).
Em 15 de fevereiro de 1984 foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília e eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.
Foi criado cardeal no consistório de 28 de junho de 1988. Comparticipou da VIII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (30 de setembro a 28 de outubro de 1990) e da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana (12 a 28 de outubro de 1992).
Membro do Conselho de Cardeais para o Estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé. Compareceu à Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano (16 de novembro a 12 de dezembro de 1997).
Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese após ter atingido a idade limite, em 28 de janeiro de 2004. Participou do conclave de 2005 que elegeu o Papa Bento XVI. Perdeu o direito de votar no conclave, quando completou 80 anos de idade, em 23 de outubro de 2005.
Sou de Brasília e sempre me lembrarei do Cardeal Arcebispo Dom José Freire Falcão. Fico muito feliz em descobrir que ele comungava da paixão pela mãe de todas as ciências, com a qual Deus, em sua infinita sabedoria, fprmou o universo, e todas as coisas que, nele, existem.