Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Goiás: Impacto da Escola de Tempo Integral - Academia Cearense de Matemática

Goiás: Impacto da Escola de Tempo Integral

Inscrições: https://forms.gle/7ZqGFLkNj8Se7wfk7

Informações: acm@acm-itea.org

As literaturas nacional e internacional não apresentam consenso sobre os efeitos da implantação das escolas de tempo integral sobre o desempenho educacional dos alunos, quando comparadas às escolas com turno padrão.

Contudo, a baixa evidência empírica não impediu que a política fosse adotada por praticamente todas as unidades federativas brasileiras. Esse estudo busca estabelecer evidências empíricas com a experiência da rede estadual do estado de Goiás. Essa política educacional contou com apoio/recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Atenção especial será destinada ao processo de identificação, controlando por confounding variables. O efeito causal será estabelecido por meio do método de Diferenças em Diferenças com tratamento em vários anos, seguindo a recomendação de Callaway e Sant’Anna (2020).

Esse método é mais adequado uma vez que as escolas aderiram ao programa de tempo integral em diferentes períodos. Os principais resultados indicam que o programa de educação integral propicia que os alunos apresentem um resultado significativamente superior.

Além disso, detectaram-se efeitos negativos e significativos em relação à taxa de reprovação e abandono escolar. Em outras palavras, a ampliação das escolas integrais parece configurar uma estratégia efetiva para a superação das principais dificuldades associadas ao sistema público de ensino brasileiro.

Alex F. Rodrigues Lima

Mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (2016) e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Goiás (2013).

Pesquisador em Estatística do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Estado de Goiás. Foi Assessor da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (Início em 02/2019-10/2020).

Foi Pesquisador-Visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (04/2017 – 01/2019) e desenvolveu pesquisas sobre Avaliação de Políticas Públicas.

Atualmente é Gerente de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas no IMB.

Teve alguns trabalhos premiados em importantes concursos nacionais, com destaque para 1º Prêmio Nacional de Educação (realizado pela Enap e FNDE) e XXIV Prêmio Tesouro Nacional de Monografias (realizado pela Enap e STN).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.