Tecnologias Digitais no Ensino da Química: limites e possibilidades

Inscrições: https://forms.gle/ZGzNCcbz4hEMavDDA

Informações: acm@acm-itea.org

O ensino de Ciências, e o de Química em particular, tem atravessado muitas dificuldades no Brasil e no mundo. No âmbito escolar, essas tensões são marcadas pelo agravamento das condições estruturais das escolas básicas, pelo projeto escolar descontextualizado com a vida, com as novas tecnologias e com as práticas cotidianas dos estudantes, o que leva ao desinteresse pela disciplina Química (FERNANDEZ, 2018; FOUREZ, 2003; BRASIL, 1999).

Soma-se a isso, a constatação de que com a consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos, a sociedade tem exigido da escola a promoção de competências (conhecimentos, valores e atitudes) e habilidades que possibilitem aos alunos se integrarem ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho (BRASIL, 2013, 1999). Por exemplo, a sociedade contemporânea tem experimentado uma profunda alteração nos modos de existência, sendo que muitas dessas alterações devem-se às conexões que estabelecemos com as novas tecnologias digitais, também conhecidas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

A chegada dos computadores, da internet, dos smartphones mudou a maneira como vivenciamos as práticas cotidianas, tanto no que concerne às relações entre as pessoas quanto a relação das pessoas com a informação (CASTRO, 2021; SOUZA, et al., 2021; GIORDAN, 2015; MIRANDA, 2007).

De forma contraditória o ambiente escolar apresenta cada vez mais recursos que podem ser usados para complementar processo de ensino e aprendizado – que durante décadas foi baseado apenas no uso do quadro, giz, voz do professor e do livro didático (SOUZA, et al., 2021). Entretanto, as práticas educativas escolares parecem não ter acompanhado essa integração tecnológica (CASTRO, 2021). Para superar esse problema, professores, pesquisadores e documentos curriculares têm defendido a necessidade de se proporcionar uma educação apoiada em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta dentro dessa nova realidade, buscando dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização e a utilização das TDIC; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender (CASTRO, 2021; BRASIL, 2019, 2013, 1999; MIRANDA, 2007).

Entretanto, de maneira geral, a formação de professores tem sido insuficiente no quesito de capacitar o professor para a utilização das tecnologias digitais e de seus recursos em sala de aula (CASTRO, 2021). Nesse sentido, torna-se imprescindível incluir nos cursos de Licenciatura e nos cursos de formação contínua projetos lastreados pelo uso de tecnologias digitais (CASTRO, 2021; BRASIL, 2019; GIORDAN, 2015; MOLINA et al., 2010).

Referências Bibliográficas

  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Parecer n° 2.167. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 142, 20 dez. 2019.
  • CASTRO, B. J. As novas tecnologias e a educação Química: desafios e possibilidades para a prática docente. In: CASTRO, B. J. Química na Educação Básica: ferramentas teóricas e práticas, 2021, p. 107-128.
  • FERNANDEZ C. Formação de professores de Química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, v. 32, n.94, p. 205–224, 2018.
  • FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.2, p. 109- 123, 2003.
  • GIORDAN, M. Análise e Reflexões sobre os Artigos de Educação em Química e Multimídia Publicados entre 2005 e 2014. Química nova na escola, v. 37, nº especial 2, p. 154-160, 2015.
  • MIRANDA, N. F. Tecnologias digitais no ensino de química. 2007. 148f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2007.
  • MOLINA, M. C.; MOURAO, L.; FERREIRA, M.; CASTRO, W. Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Os Desafios da Formação de Educadores do Campo para uso das Tecnologias na Educação. Anais… III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010. Brasília: UnB, 2010.
  • SOUZA, L. D., SILVA, B. V., ARAÚJO NETO, W. N. & REZENDE, M. J. C. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021

Caian Cremasco Receputi

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência na área de Ensino de Química.

Atuou como professor substituto UFES (2015-2017), lecionando, principalmente, disciplinas de Metodologia Científica e Química Básica.

Atualmente é professor da Educação Básica, doutorando no PIEC/USP e membro do grupo de pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui). Desenvolve projeto de pesquisa na linha de Formação de Professores, utilizando como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais. Participa do corpo editorial da Revista BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP

Elaboração: Jonathas da Silva Moreira

Comentários

Excelente aula (Abel do Rosário Sarmento)
Parabéns pela apresentação! Queria ser informada sobre outras! (Ana Cristina Pordeus Ramos)
Palestra show, parabéns (Cláudio Firmino Arcanjo)
Muito bom a palestra (Daniele Venceslau da Silva)
Show! (Davidson Estanislau de Gois Lima)
Muito bom (Eliane Pereira)
Ótima palestra (Erick Lucas Correia Cordeiro)
Excelente palestra! Sou Educador Matemático, mas apesar do foco em química imaginei que teria muitas interseções… E teve! Maravilhosa explanação sobre a aderência às fake news não serem somente técnicas (mas por dimensões de identificação afetiva). (Felipe Ramos Costa)
Muito bom o tema. Parabéns pela palestra. Excelente!!! (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Um conteúdo provocativo e reflexivo (Francisco Isidro Pereira)
Excelente palestra, obrigado por compartilhar o conhecimento! Muito aprendizado! Parabéns! (Hailton David Lemos)
Excelente palestra (Ivanildo da Cunha Ximenes)
O uso da ferramenta tecnológica no ensino é fundamental. Parabéns pelo trabalho excelente professor Caian. (Jaqueline de Assis Carvalho)
Excelente palestra. (José Jânio Ferreira dos Santos)
Ótima palestra é sempre bom receber conhecimento de outros profissionais. (Kaliane da Silva Maia)
Para os alunos usar ferramentas visuais facilita o entendimento de forma mais realista fugindo do imaginário que pode ser o diferente do que se quer demonstrar com os modelos atômicos, por exemplo. Usar ferramentas 3D facilita a interpretação da matéria em si, permite memórias além de tirar o aluno do abstrato. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Muito produtiva a palestra, sabemos que o ensino seja de qual for a área carece muito de incentivos governamentais e padece do desinteresse dos nossos alunos hoje. (Magno de Menezes Rocha)
EXCELENTEEEEEEE PALESTRA…. GANHEI O SABADO… PARABÉNS DOUTOR (Márcio de Andrade Batista)
Excelente Palestra! Temas muito pertinentes! Parabéns! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Muito pertinente a temática, parabéns ao professor pela palestra. (Michael Douglas Batista De Araújo)
Primeiramente quero parabenizar ao professor Caian Cremasco pela brilhante Palestra e por nos apresentar uma riqueza de informações, com certeza todos nós aprendemos muito com você.
 (Miron Menezes Coutinho)
Uma palestra que nos faz refletir a importância do uso de tecnologias como facilitador na aprendizagem. (Paulo Sérgio Sombra da Silva)
Excelente assunto! Gostei muito da palestra. Parabéns! (Raquel Dos Santos Alves)
Formação espetacular (Ricaelly Silva Santos)
Ótima palestra maravilhosa… (Rozimeire Ferreira Fernandes Moreira)
Gratidão! (Sandro Alves de Azevedo)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.