na pesquisa-formação de professores
Inscrições: https://forms.gle/NVnANxq1VyVJqnmr9
Informações: acm@acm-itea.org
Essa palestra tem os objetivos de apresentar e fomentar reflexões acerca da potencialidade das narrativas autobiográficas como instrumentos de pesquisa-formação de professores. Portanto, algumas questões centrais dessa palestra envolvem pensar e discutir: O que é, para que e como é “Ser um professor reflexivo”? E a partir desse processo se compreender no contexto da profissão docente e melhorar o ensino?
O pressuposto é de que a partir de um trabalho reflexivo bem elaborado durante o processo formativo, tem-se a possibilidade de realização de um movimento teórico de compreensão e melhoria do trabalho docente.
Duas vertentes de pesquisa-formação contribuem para compreensão e desenvolvimento desse processo, a partir da metareflexão (SCHON, 2000) e das fundamentações teórico-metodológicas apresentados por alguns teóricos do campo da Abordagem Biográfica e de Histórias de vida, a saber: Ferrarotti (1988), Cunha (1997), Pineu (2006), Josso (1999;2007), Souza (2006;2007), Passeggi (2011), Momberger (2014), dentre outros.
Hedylady Santiago Machado
Mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pelo PPGEEDUC-UFES (2020), no qual desenvolveu pesquisa na linha de Ensino de Ciências Naturais e Matemática acerca dos aspectos formativos do PIBID do curso de Licenciatura em Química da UFES, campus de Alegre, utilizando como aporte teórico-metodológico a Abordagem Biográfica ou de Histórias de Vida na Pesquisa-Formação de professores.
Graduada em Licenciatura em Química pela UFES, campus de Alegre (2018).
Possui Curso Técnico Profissionalizante em Agroindústria pelo IFES, campus de Alegre (2009). Participante do grupo de pesquisa de Linguagem no Ensino de Química (LiEQui) da USP. Participante do grupo de pesquisa/estudo Étnico-Racial e Educação da UFES (GEERE-UFES).
Atualmente está especializando-se em Educação e Divulgação em Ciências (EDIV) pelo IFES, campus de Vila Velha (2021). Atualmente também está atuando como Pesquisadora iniciante no projeto “Impactos sociais e econômicos resultantes da alteração da qualidade de água captada do rio Doce para usos diversos devido ao rompimento da barragem de Fundão/MG”, sendo desenvolvida no Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas) junto a uma equipe de pesquisadores da UFES, campus de Goiabeiras, sendo coordenado e executado no âmbito da Agência Nacional de Águas (ANA).
Possui experiência com o desenvolvimento de Pesquisa Qualitativa utilizando como aporte metodológico a Análise de Conteúdo (AC) e a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), além de, experiência com utilização de Ferramentas Computacionais para organização, construção e análise de dados qualitativos oriundos de tais pesquisas desenvolvidas.
CV-lattes: http://lattes.cnpq.br/1710819631090673