Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Ontologia, Etiologia e Teleologia na Matemática - Academia Cearense de Matemática

Ontologia, Etiologia e Teleologia na Matemática

Seminário

A busca por sentido, aplicação e significado na Matemática é circunstância crucial para o entendimento da magnitude, da relevância e da dimensão da Matemática.

A memorização de ferramentas, artefatos, objetos e, até bizus não dignifica a ciência mais significativa do conhecimento humano, posto que sempre fadada à deslembrança.

A aplicação das ferramentas da ciência mãe, a Filosofia, fundadas em elementos da Ontologia, Etiologia e Teleologia, resulta em saberes, cognições e inteligências sempiternas.

Os conhecimentos matemáticos são de relevância vital para o ser humano, muito especialmente para o exercício da cidadania e da liberdade pessoal. Porquanto, os conhecimentos, saberes e inteligências matemáticos conquistado pelo homem, não pode se deteriorar com o decurso temporal.

A única maneira de resguardar esse patrimônio cultural precípuo, a nível da experiência do pedalar ou do conduzir um automotor, durante toda a vida, seria o ensino e prática da Matemática à luz da Ontologia, da Etiologia e da Teleologia. Naturalmente, se esse método primordial se enriquecer de feição histórica, hermenêutica e exegética, a plenitude em conhecimentos, saberes e inteligências, estaria, per se, garantida.

As novas normas brasileiras do ensino e prática da Matemática se deixa nortear por essas diretrizes. A novel Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está impregnada pela tenacidade ontológica, etiológica e teleológica no decorrer de todo o seu leito; o mesmo se apura na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nesse cenário, o grande colapso reside na falta da formação e preparação do professor do Ensino Básico para a nova realidade. Curso de Licenciatura é, por excelência, fundamentalmente diverso do Curso de Bacharelado em Matemática. Ademais, as Licenciaturas em matemática carecem de professores com formação matemática e especialização em Didática da Matemática, Pedagogia da Matemática, Educação da Matemática e Filosofia da Matemática; a Residência Pedagógica deve exclusivamente receber orientadores por matemáticos com larga experiência na Educação Básica. Por demais, a Licenciatura em Matemática só deve conter disciplinas apropriadas e preparadoras para o exercício do Ensino Básico.

Se o Brasil não reconhecer essa gigantesca insuficiência, continuaremos com as máculas antigas, só que com roupagem de BNCC e ENEM.

Acelino Pontes

Formação Profissional: Bancário/contabilista (Banco do Nordeste do Brasil S.A. – Curso de Aprendizagem Bancária – CAB, Fortaleza-CE).

Formação Acadêmica: Medicina (Fortaleza-CE, Berlim/Alemanha, Munique/Alemanha, Lisboa e Colônia/Alemanha), Filosofia (Munique/Alemanha, Colônia/Alemanha e Fortaleza-CE), Psicologia (Colônia/Alemanha), Direito (Fortaleza-CE) e Matemática (Fortaleza-CE).

Formação Coadjuvante: Biologia Sociologia, Física, Química e Teleologia (Fortaleza-CE, Colônia e Munique/Alemanha), Medicina Veterinária (Munique/Alemanha).

Especializações

Medicina: Medicina Interna, Psicossomática, Hipnose Médica, Treino Autógeno e Informática Médica (Alemanha).

Psicologia: Psicanálise, Psicoterapia, Sexologia, Terapia Comportamental (Alemanha).

Filosofia: Filósofia da Matemática (UECE).

Pós-Graduação: Curso de Doutorado em Neurologia (Pesquisa Cerebral), Max-Planck-Institut für Hirnforschung, Colônia/Alemanha, Curso de Doutorado em Medicina Interna/Psicossomática, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha), Curso de Doutorado em Filosofia, Universität zu Köln (Colônia/Alemanha).

Atividades extras: Pesquisador, Professor, Jornalista Médico e Técnico-Científico, Dirigente do Esporte Amador.

Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Direito, membro do Conselho Consultor da Academia Brasileira de Direito, Fundador e Presidente da Academia Cearense de Matemática.

Professor visitante: Aachen (Technische Hochschule), Berlin (Freie Universität), Bielefeld, Bochum, Bonn, Düsseldorf, Hamburg, Hannover (Medizinische Hochschule), Heidelberg, München (Ludwig-Maximilian-Universität), São Paulo – SP (USP), Vitória – ES e Wiesbaden (Deutsche Gesellschaft für Innere Medizin – DGIM).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.