Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Números Irracionais para professores - Academia Cearense de Matemática

Números Irracionais para professores

Inscrições: https://forms.gle/JKvVh2GtyVvD8P3q6

Informações: acm@acm-itea.org

Trazer panorâmica da pesquisa de doutorado defendida em 2016 e de trabalhos publicados posteriormente a partir desta pesquisa.

Comentar alguns detalhes sobre os problemas conceituais que envolvem números racionais e que livros didáticos, com exemplos apenas de raiz de 2, número Pi e número e, acabam dando ideias truncadas aos estudantes e professores.

Apresentar ideias centrais dos trabalhos publicados de 2017 até 2021.

Talvez a primeira constatação de proporções irracionais relata-se na antiguidade no século V a.C. com os pitagóricos. Definições para números irracionais que atendam às demandas atuais de precisão, já podem ser encontradas nos Elementos de Euclides. As traduções para a linguagem matemática de hoje foram dadas por Karl Weierstraß e Richard Dedekind.

Dados histórico-científicos mais antigos assumiam que a descoberta da irracionalidade levou a uma crise fundamental da então matemática grega ou da teoria pitagórica dos números. 

De fato, já se partia da suposição básica de que tudo pode ser expresso por razões inteiras, e a refutação dessa visão abalou a visão de mundo dos pitagóricos. Uma antiga lenda foi posta em conexão com isso, segundo a qual o pitagórico Hippasos de Metapont no século V a.C. cometeu uma traição secreta pelo anúncio escrito desta descoberta e depois se afogou no mar, o que foi interpretado como punição divina. Algumas das fontes proferiram que Hippasos descobriu a irracionalidade. 

Os historiadores da ciência hoje assumem que não houve tal crise e que a irracionalidade não era considerada um mistério. Uma possível explicação para a lenda da traição é que ela surgiu por um mal-entendido, porque o adjetivo grego usado para "irracional" (no sentido matemático) também tinha os significados "indizível" e "secreto". Entretanto, também é um fato que a matemática grega mudou fundamentalmente no tempo depois de Hippasos.

Fonte:
Irrationale Zahl. In: Wikipedia – Die freie Enzyklopädie. Wikimedia, 2022. Disponível em: <https://de.wikipedia.org/wiki/Irrationale_Zahl>. Acesso em: 23 mai 2022.

Vânia dos Santos-Wagner

Doutora em Educação Matemática por Indiana University
Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES
Professora Aposentada do Instituto de Matemática da UFRJ
Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo – GEEM/ES
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8857182229070463

Geraldo Broetto

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016).

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, números irracionais, ensino de matemática, história da matemática e licenciatura em matemática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8305425668140499

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.