Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Curso de Preceptor JP: Aula Inaugural - Academia Cearense de Matemática

Curso de Preceptor JP: Aula Inaugural

O Curso de Formação de Preceptor do projeto Jovem Pesquisador (https://acm-itea.org/projeto-jovem-pesquisador/) da Academia Cearense de Matemática teve seu início com a Aula Inaugural proferida pelo Acadêmico Acelino Pontes, fundador do projeto JP.

Como temática preliminar, desenvolveu-se intensa discussão sobre

  • O quê pesquisar?
  • Como pesquisar?
  • Como documentar?

A perspectiva pedagógica e metodológica do projeto encerra duas relevantes pilastras na condução e manejo do JP:

Ativismo do Aluno em sala de aula

O JP torna-se o ator da e na Educação, assumindo 70-80% do manejo de ferramentas em busca do conhecimento. Enquanto, ao professor resta 20-30% de ativismo, geralmente por meio de orientação. Ademais, os alunos de maior idade biológica e/ou maior atributo de maturidade, servem como monitores para os de menor idade e/ou maturidade.

Fora da sala de aula – Para o mundo

Soluções móveis lúdicas, jogos educativos e software.

Quase 90% continuam a frequentar o ensino e formação profissional, oferecendo um caminho para o ensino superior – ou diretamente para a vida ativa.

Na conjectura temática e na construção e na arquitetura do trabalho dos JP’s, há de se promover a

  • Curiosidade e o
  • Espírito de Aventura,
  • evitando qualquer engessamento, salvo nas questões éticas fundamentais.

No início, as atividades de investigação e estudo devolver-se-ão em volta das seguintes temáticas

  • Felicidade
  • Paz
  • Amizade
  • Verdade

Obviamente, esses temas carecem de um estudo metafísico-ontológico preliminar pelos participantes do projeto, bem como de uma competente ‘limpeza de conceito’, antes da análise. Empós, conforme o caso, decorre o desenvolvimento de sistema específico de critérios e de subcritérios a título do quê é conhecido no ambiente científico como ‘verdade [ente] necessária’ ou ‘verdade [ente] contingente a priori de re’. Essas ferramentas, há séculos, já encontram uso em todas áreas do conhecimento humano dando origem inclusive ao Sistema Internacional de Unidades (SI).

O SI (unidades de medida ocasionadas, por convenção internacional, ao uso de ‘verdade [ente] contingente a priori de re’ ) é adotado na maioria dos países industrializados e seu emprego para transações oficiais e comerciais, não raro, é exigido por lei. O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures, BIPM) e sua Conferência Geral de Pesos e Medidas (Conférence Générale des Poids et Mesures – CGPM) são responsáveis pela regulamentação internacional desses importantes instrumentos de mensuração de objetos e entes abstratos ou de difícil mensuração.

Exemplos mais recentes do uso de ‘verdade [ente] contingente a priori de re’ para a aferição quantitativa ou qualitativa de elementos da realidade, configuram-se nas avaliações de Controle de Qualidade, de Conforto Térmico e dos mais diversos índices, como o de Capital Humano e os da economia mundial.

Decididamente, após a aferição qualitativa/quantitativa dos temas escolhidos, a construção da arquitetura matemática adequada, o aplicação de ferramentas como as da Álgebra Linear, de Equações Diferenciais, de Probabilística etc., poderá suscitar à comunidade e à sociedade em geral uma gigantesca contribuição para melhorar o relacionamento e desenvolvimento principalmente dos mais jovens, apesar da trivialidade inspirada, na maioria das pessoas, ao enfrentamento desses conceitos essenciais para a vida e saúde do ser humano.

E a Matemática indubitavelmente confere eficiência e precisão em todo estudo em que seja aplicada, por mais abstrata que a questão transpareça, desde que devidamente modelada e sempre seja utilizada a ferramenta mais eficaz para a solução do dilema.

Informações sobre o Projeto Jovem Pesquisador:
https://acm-itea.org/projeto-jovem-pesquisador/

Comentários de Participantes

Emanoel Fabiano Menezes Pereira:

Obrigado pela iniciativa e pela oportunidade. Professor, tem alguma indicação de leitura complementar? Especialmente tenho refletido um pouco sobre “regras”, como ABNT, entendo a importância, mas também reflito sobre o quão engessado ficam alguns trabalhos.

Fernando Vasconcelos da Rocha:

Excelente palestra sobre pesquisa.

Flávio Maximiano da Silva Rocha:

Informações e discussões importantes para o processo de pesquisa.

Francisca Maria Mendes de Souza Macedo:

Parabéns, professor Acelino!

Galvina Maria de Souza:

Muito Boa a palestra!

Ivanildo Da Cunha Ximenes:

Formação excelente

Jefte Dodth Telles Monteiro:

Gostaria de agradecer a ACM pela oportunidade de participar desse grandiosíssimo evento.

José Jânio Ferreira dos Santos:

Excelente palestra.

Luciana da Conceição Cunha Diniz:

Parabéns. Sensacional. Obrigada.

Luciene Felix Rebelo:

Ótima, palestra

Lydiana de Sousa Tavares:

Excelente palestra. Estão de parabéns.

Maria José da Silva:

Muito inspiradora, quero muito participar

Matheus Gabriel da Silva:

Excelente aula!

Maxwell Gonçalves Araújo:

Excelentes abordagens! Parabéns prof. Acelino!

Natanael Antonio de Almeida:

Ótima aula bons conceitos, gostei muito da ideia de implantar de uma forma divertida os problemas matemáticos para alunos

Ricardo Sousa Alves:

Primeiramente excelentes palestras, um crescimento profissional e emocional perfeito, Professor Acelino Pontes.

Rosa Elvira Quispe Ccoyllo:

Boa iniciativa para formação de professores pesquisadores!

Vânia da Silva Ferreira:

Adorei as discussões! Parabéns!

Willames Wiclef Alves da Silva:

Excelente aula inaugural! Sem dúvidas uma proposta riquíssima que pretende trazer o jovem para uma nova abordagem e forma de vivenciar não só o acúmulo de conhecimentos, mas, sobretudo, participar ativamente na construção do conhecimento. Um projeto dessa natureza quando levado adiante e ganhar as salas de aula ou outros espaços fará uma diferença enorme. Só tenho a agradecer pela oportunidade em ter participado, nesta manhã, da aula inaugural.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.