Inscrições: https://forms.gle/LLkJ37GBfZvz578Q9
Informações: acm@acm-itea.org
Para isso, abordo quatro pilares fundamentais do pensamento computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e produção de algoritmos), para, em seguida, apresentar algumas situações e problemas em que a utilização do GeoGebra/Scratch juntamente com o pensamento computacional podem contribuir para ações humanas (intencionais) descritas no título dessa palestra.
Sérgio Carrazedo Dantas
Casado com Daiane Lima e pai de Gabriel, Tales e João. Professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), diretor de projetos e programas da pró reitoria de extensão e cultura (proec) dessa instituição, membro do Instituto GeoGebra de São Paulo, diretor da regional Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre por essa mesma instituição em Ensino de Ciências e Educação Matemática e tenho Doutorado em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro, na qual tive a honra de ser orientado por Rômulo Campos Lins.
Trabalho desde 2012 com um projeto de extensão intitulado Curso de GeoGebra com uma equipe de 105 professores voluntários.
Já realizamos 17 edições do Curso de GeoGebra e formamos mais de 5000 professores do Brasil e de países da América Latina quanto a utilização do programa (www.ogeogebra.com.br).
Quanto à pesquisa tenho interesses na realização de estudos e investigações sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos e computacionais na formação docente e em suas práticas profissionais, tomando como foco processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.
Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Apucarana, PR
e-mail: sergio.dantas@unespar.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5137837974828532