Brasileiros na Europa e Europeus no Brasil

Experiências inusitadas e acadêmicas

Inscrições: https://forms.gle/BgJagD2WFrkPYbnE8

Informações: acm@acm-itea.org

A palestra trata de relatos de experiências inusitadas e acadêmicas de brasileiros na Europa e europeus no Brasil idealizada coletivamente e colaborativamente em uma obra por não encontrarmos livros específicos sobre um compêndio sobre essas informações e também visando disponibilizarmos um material gratuito que possa divulgar tais experiências reais. Em tempos difíceis de pandemias e conflitos armados pelo mundo, visamos prover uma fonte de entretenimento para àqueles que já conhecem ou desejam conhecer novas culturas.

Nesse sentido, os relatos que compõem essa obra apresentam, de forma leve, histórias e memórias de pessoas que decidiram ultrapassar as fronteiras de seu país. Em cada capítulo somos levados ao encontro de experiências fantásticas, inimagináveis, engraçadas, instrutivas, que nos comovem e que, como toda boa leitura, nos permitem viajar com os autores.

A versão digital na íntegra em PDF do livro pode ser acessada através do link
http://sanusb.org/arquivos/ebook-Experiencias-Inusitadas.pdf

Percurso Histórico

As experiências acadêmicas e inusitadas vivenciadas por brasileiros na Europa e europeus no Brasil têm desempenhado um papel fundamental no avanço científico, experimental e histórico desses dois continentes. Esses intercâmbios proporcionam oportunidades únicas para o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de novas perspectivas.

Descobertas Científicas: Avançando Fronteiras


Desde o século XIX, brasileiros têm buscado oportunidades acadêmicas na Europa, contribuindo para importantes descobertas científicas. Um exemplo notável é a presença de Alberto Santos Dumont na França, onde desenvolveu suas pesquisas em aviação e inventou o primeiro avião a decolar por meios próprios. Sobre a contribuição de Santos Dumont, Richard P. Hallion, em seu livro “The Wright Brothers: First in Flight”, afirma: “Santos Dumont foi um pioneiro da aviação e suas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento dessa área”.

Experimentos Inovadores: Explorando Novas Possibilidades

Além das descobertas científicas, as experiências acadêmicas também envolvem experimentos inovadores. Um exemplo marcante é o trabalho do físico brasileiro César Lattes, que colaborou com o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), na Suíça, onde participou da descoberta do méson pi. Sobre a importância desses experimentos, Lattes escreveu em seu livro “Física de Partículas e Campos”: “A pesquisa experimental é fundamental para avançarmos na compreensão do mundo quântico e suas partículas”.

Perspectivas Históricas: Conexões Culturais

As experiências acadêmicas entre Brasil e Europa também têm desempenhado um papel relevante na construção de perspectivas históricas compartilhadas. A imigração europeia no Brasil, por exemplo, influenciou a formação de diversas áreas acadêmicas, como a arquitetura e a música. Em seu livro “Imigração Europeia no Brasil: História e Cultura”, Gianpaolo Fornazieri destaca: “A presença dos imigrantes europeus trouxe uma contribuição significativa para o desenvolvimento cultural e intelectual do Brasil”.

Personalidades e Intercâmbios: Uma Rede de Conhecimento

Os intercâmbios entre Brasil e Europa também envolvem personalidades notáveis que promovem a colaboração acadêmica. Um exemplo é a participação do escritor brasileiro Machado de Assis em congressos literários na Europa, onde interagiu com grandes nomes da literatura mundial. Sobre a importância dessas interações, Betty Mindlin, em “Machado de Assis: Um Romancista Brasileiro”, destaca: “As trocas literárias entre Machado de Assis e seus contemporâneos europeus foram fundamentais para a consolidação da literatura brasileira”.

Nota: Parte do texto foi produzida em sinergia com IA.

Sandro César S. Jucá

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln – Alemanha (1996 a 1998) e Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (2002).

É Especialista em Automação Industrial (2003) e Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn – Alemanha e Bolsa do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).

Realizou também estágio de pesquisa pós-doutoral (2019) com Bolsa da Fundación Carolina na Universidad de Cádiz – Espanha, onde é consultor da comissão de garantia de qualidade do Programa de Doutorado em Engenharia Energética e Sustentável.

É membro fundador da Academia Cearense de Matemática (ACM), também do ambiente de produtos educacionais SanUSB.org, do blog sanusb.blogspot.com e Editor-Chefe da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia.

Atualmente é professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE.

É moderador do grupo de pesquisa GREPET – IFCE. Pesquisa nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Educação Profissional, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, Robótica e EaD.


Currículo acadêmico: http://lattes.cnpq.br/0543232182796499

Comentários

É o evento globalizado (Abel do Rosário Sarmento)
Gostei muito da palestra  (Ana Clara Seixas Dourado )
A diferença entre as educações nacionais e internacionais. (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes )
Excelente palestra. (César Chagas de Almeida)
Coisas que eu não sabia sobre esse intercâmbio(Brasil-Europa)
Excelente bate papo, parabéns  (Cláudio Firmino Arcanjo)
Muito bom saber o relatos de estudo na Europa. (Darcimarcos Valerio Leite )
Alto nível! (Erick Lucas Correia Cordeiro )
Excelente  (Ester Lopes Mendonca )
Parabéns pelo tema e palestra! Muito interessante as trocas de experiências.  (Flávio Maximiano da Silva Rocha )
um relato de vivencia intelectual maravilhosa (Francisco Isidro Pereira)
Excelente palestra! (Francisco Lucas do Nascimento Lopes )
Excelente tema (Ivanildo da Cunha Ximenes)
Ótima palestra! (Jamilly Da Silva Machado )
Só agradecimentos.  (Jaqueline de Assis Carvalho )
Maravilhosa a Palestra. (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Ótima palestra. (José Jânio Ferreira Dos Santos)
Vivências muito bem relatadas pelo professor Jucá, me deixou com muita vontade de ler o livro. (José Misael de Sousa Junior)
Uma belíssima apresentação (Kevin Cristian Paulino Freires)
Excelente abordagem e experiência. (Laelson de Lira Silva)
O professor nos traz com muita categoria suas experiências maravilhosas.
Promovendo o intercâmbio entre educadores e experiência. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Que bacana  (Luiz José da silva)
Excelente palestra! (Maria Aparecida de Medeiros Garcia Sousa)
Palestra muito boa. (Mariana Nabhan Francisco)
Novas Perspectivas requerem Novas formas de Planejamento! Muitíssimo Obrigado Prof. Sandro Jucá! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Parabéns, pela excelente Palestra de hoje. Confesso que a mesma foi muito
brilhante, em se tratando de novas aprendizagens.
 (Miron Menezes Coutinho)
Ótima a palestra (Rebeca Barbosa da Silva Pereira )
Ótima conversa abrangendo ensino, educação e diferenças culturais!   (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)

2 comentários em “Brasileiros na Europa e Europeus no Brasil”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.