Acadêmico Wally Menezes novo Reitor do IFCE

O Acadêmico Titular Fundador José Wally Mendonça Menezes foi eleito para o cargo de Reitor do Instituto Federal do Ceará – IFCE, no último dia 13 de novembro, com 43% dos votos de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos de 33 Campi e administração central. A previsão da cerimônia de posse é para fevereiro de 2021, empós fixação da data de nomeação pelo Ministério da Educação.

O mandado se estende pelo quadriênio 2021-2025 e tem como desafio maior a implantação do chamado ensino híbrido, para atender à fenomenologia e contratempos impostos pela pandemia que assola o mundo.

O Acadêmico Wally Menezes é detentor de um extenso curriculum com excepcional produção científica, com ênfase na inovação tecnológica. A sua formação carrega Curso Técnico em Telecomunicações no IFCE, bem como licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em Física, pela Universidade Federal do Ceará.

Entre 1988 e 2018 concluiu 44 cursos técnicos complementares com preminência na área de Telecomunicações, realizados no Brasil e no exterior. Mas, a grande especificidade do seu curriculum é a intimidade com a aplicabilidade do conhecimento. Antes de adentrar o exercício da docência, inovação, pesquisa e extensão no ambiente universitário, exerceu cargos e funções em diversas empresas tecnológicas, sempre na instância de tecnologia de ponta.

Em 2010, retorna ao IFCE como docente, onde antes fora aluno. No forum universitário, exerce várias funções relevante como as de Coordenador de Curso (Engenharia de Telecomunicações), do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/IFCE e de Pós-Graduação PRPI/IFCE, bem como lente do Curso de Mestrado em Telecomunicações, sem perder o contato com a Educação Básica, quando exerce paralelamente a função de professor do Ensino Técnico-Tecnológico.

Na administração central do IFCE, foi inicialmente assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação – PRPI, tendo assumido em 2017 a direção dessa importante Pró-Reitoria, cargo em que permanece até o momento.

Sob sua direção foram desenvolvidos 72 projetos de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento; por último o de um protótipo de respirador mecânico no tratamento do COVID-19.

A produção científico-literária do Acadêmico Wally Menezes, entre trabalhos, artigos e livros, já encerra um volume de 147 peças; a produção técnica apresenta 11 objetos e 9 patentes.

Ao todo participou de 89 bancas de especialização, mestrado e doutorado, bem como orientou 140 trabalhos conclusivos de pesquisa, de extensão, de graduação, de especialização e de mestrado.

Todo esse manancial de conhecimento e de experiências oportunizará ao novo Reitor Wally Menezes oferecer ao IFCE, nos próximos 4 anos, uma excelente gestão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.