Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Análise de Fourier - Academia Cearense de Matemática

Análise de Fourier

Inscrições: https://forms.gle/EWT2dnWbKrCajyF59

Informações: acm@acm-itea.org

Voltado ao público amplo, trataremos as ideias que fundamentam os conceitos de análise de Fourier. Com demonstrações visuais e auditivas, mostraremos como acontece a decomposição em frequências e sua apresentação num diagrama de magnitudes.

A Análise de Fourier, também conhecida como análise harmônica clássica, vai configurar a teoria das Séries de Fourier e Integrais de Fourier. É usado principalmente para quebrar sinais temporais em seus componentes de frequência. O sinal pode ser reconstruído a partir da soma desses componentes de frequência.

As suas origens remontam ao século XVIII e denominadas ao nome do matemático francês Jean Baptiste Joseph Fourier, que examinou a série de Fourier em sua obra Théorie analytique de la chaleur, em 1822.

A análise de Fourier é de importância prática excepcional em muitos ramos das ciências e tecnologia. As aplicações vão desde a física (acústica, óptica, marés, astrofísica), bem como a muitas subáreas da matemática (teoria dos números, estatística, combinatória e teoria das probabilidades), processamento de sinais e criptografia até oceanografia e economia. Dependendo do ramo de aplicação, a decomposição sofre muitas interpretações diferentes. Na acústica, por exemplo, é a transformação da frequência do som em harmônicos.

Ao que toque a análise harmônica abstrata, a série de Fourier e as integrais de Fourier, bem como a transformação de Laplace, a transformação de Mellin ou a transformação de Hadamard são casos especiais de uma transformação mais geral (Fourier).

No entanto, a análise de Fourier não se limita a sinais temporais. Também pode ser usado analogamente para fenômenos locais ou outros. Por exemplo: Uma análise de Fourier bidimensional é usada no processamento de imagem (Transformada de Fourier Discreta). E a análise de Fourier também pode ser aplicada aos próprios espectros de Fourier para detectar periodicidades em espectros ou outras regularidades.

(Fonte: Wikipedia. Die freie Enzyklopädie.)

Fabio Souto de Azevedo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), graduação em sistema Graduação Sanduiche – Ecole Nationale Supérieure D´Electronique et de Radioéléctricité de Grenoble, na França (2001), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com análise numérica, em especial aplicada à teoria de transporte.

Tem interesse em recursos educacionais abertos, sendo editor da Wikipédia desde 2007 e realizado pesquisa, sobre tudo, em métodos numéricos para equações integrais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.