História da Matemática e Ensino

Inscrições: https://forms.gle/Psb6FYPhvNeAp3Zk7

Informações: acm@acm-itea.org

Uma das possibilidades de trabalho nas aulas de matemática é a abordagem histórica. Esta perspectiva tem como um de seus objetivos apresentar os aspectos socioculturais que interferiram (e ainda interferem) na produção de conhecimento matemático.

Ademais, a história pode contribuir para a compreensão dos conceitos e ideias matemáticas.

Nesta palestra, trataremos de como diferentes sistemas de numeração foram produzidos em diferentes culturas e como suas particularidades nos ajudam a compreender a complexidade de produção do conhecimento matemático.

Esperamos, ao final, mostrar como esta abordagem também pode fomentar importantes discussões em sala de aula.

Zaqueu Vieira Oliveira

Atualmente é professor visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Possui pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutorado e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP) e foi bolsista FAPESP e CAPES.

Seus projetos de pesquisa têm como foco a História das Ciências, História da Matemática e História da Astronomia nos séculos XVI e XVII, assim como as relações com o ensino.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.