Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Mecânica Quântica - Academia Cearense de Matemática

Mecânica Quântica

Inscrições: https://forms.gle/9z9RphxqHQKSPJWg9
Informações: acm@acm-itea.org
Vídeo no Youtube:

A teoria da mecânica quântica, desenvolvida na primeira metade do século 20, não é apenas a teoria mais abrangente e universal da física moderna. Também possibilitou avanços tecnológicos disruptivos, como a invenção do transistor, da energia nuclear ou do laser. Hoje estamos de novo no alvorecer de uma revolução quântica chamada de 2.0, à medida que novas tecnologias, fazendo pleno uso das possibilidades de superposição e de emaranhamento quântico, estão surgindo.

Esta aula tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais da mecânica quântica do ponto de vista pragmático de um físico experimental.

Discutiremos o método quântico em três exemplos: o átomo de dois níveis, o interferômetro de dupla fenda e o modo de um campo de luz.

Por fim, discutiremos as particularidades da mecânica quântica a partir de dois famosos paradoxos, o gato de Schrödinger e o paradoxo de Einstein-Podolski-Rosen, ambos desempenhando um papel paradigmático na iminente revolução quântica.

Philippe Wilhelm Courteille

Possui livre docência pela Universidade de São Paulo (2011) e pela Universität Tübingen (2009), habilitação de dirigir pesquisa pela Université de Provence à Marseille (2001), doutorado em Física (1995) e mestrado pela Universität Hamburg.

Atualmente é professor associado do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Trabalhou na área de gases atômicos quânticos e condensados de Bose-Einstein, efeitos coletivos na interação de luz com gases atômicos, bandas fotônicas em redes ópticas e sensores quânticos baseados em ondas de matéria ultra-fria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.