Inscrições: https://forms.gle/6n65NxemrNQaE3qY7
Informações: acm@acm-itea.org
Ela envolveria uma relação entre, por exemplo, um enunciado e uma fatia da realidade denominada de “fato”.
A matemática, porém, como ciência formal parece extrapolar essa definição, pois seus enunciados não parecem admitir essa relação.
Uma equação, por exemplo, é composta de variáveis e, portanto, pode ser resolvida independentemente do significado que lhes atribuímos.
Questões desse tipo nos levam a refletir qual é afinal a relação entre a noção de verdade e a matemática. Trataremos desta questão nesta palestra.
Matheus Colares do Nascimento
Mestrando pelo PPGFil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha “Ética e Filosofia Política” sob orientação da Profª Drª Janyne Sattler com o projeto: A continuidade da concepção de ética no desenvolvimento filosófico de Wittgenstein.
É bolsista CAPES (2020-2022).
Graduado em Filosofia (2018) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com o trabalho de conclusão: PROPOSIÇÕES FILOSÓFICAS: DE ABSURDOS A PROPOSIÇÕES GRAMATICAIS, sob orientação do Prof. Dr. Roberto de A. P. Barros.
Durante a graduação foi bolsista de IC pela FAPESPA (2015-2016) no projeto “Filosofia e Religião em Rousseau” coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo da Costa Corôa, onde pesquisou sobre a função do conceito de religião civil na filosofia política de Jean-Jacques Rousseau.
Atualmente também é membro da Comissão editorial da Revista Apoena (Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA, ISSN 2596-1632).
Competência certificada de línguas estrangeiras: Goethe-Zertifikat B1 (2019) e DALF-C2 (2016).
Tem interesse em Filosofia Analítica, particularmente nas interseções entre as áreas de Filosofia da Linguagem Ética e Metaética; principalmente com os seguintes autores: Ludwig Wittgenstein e J. L. Austin.
Link Academia.edu: https://ufsc.academia.edu/MatheusColares
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0366926606317355