O tsunami na comunicação

Inscrições: https://forms.gle/DePnxkbbQ53CBwjk6
Informações: acm@acm-itea.org

O efeito das plataformas digitais nas empresas e na vida pessoal.

A comunicação social lida com processos de comunicação e comportamento humano, padrões de comunicação em relacionamentos interpessoais, interações sociais e comunicação em diferentes culturas. A comunicação é comumente definida como dar, receber ou trocar ideias, informações, sinais ou mensagens por meio de mídia apropriada, permitindo que indivíduos ou grupos persuadam, busquem informações, forneçam informações ou expressem emoções de maneira eficaz.

Como campo de estudo, a comunicação é aplicada ao jornalismo, negócios, mídia de massa, relações públicas, marketing, notícias e transmissão de televisão, comunicação interpessoal e intercultural, educação, administração pública etc. Como todas as esferas da atividade humana e da transmissão são afetadas pela interação entre a estrutura da comunicação social e a agência individual, os estudos de comunicação gradualmente expandiram seu foco para outros domínios, como saúde, medicina, economia, instituições militares e penais, Internet, capital social e papel da atividade comunicativa no desenvolvimento do conhecimento científico.

A ciência da comunicação ainda é caracterizada por métodos empíricos quantitativos e qualitativos (pesquisa, observação, experimento, análise de conteúdo) que seguem a lógica do racionalismo crítico. O trabalho de geração de teoria geralmente segue os princípios da teoria fundamentada ou os princípios da pesquisa social hermenêutica-interpretativa.

Vários aspectos da comunicação têm sido temas da ciência humana. Na Grécia e Roma antigas, o estudo da retórica, a arte da oratória e da persuasão, era matéria fundamental para os alunos. Um grande debate aqui tem sido se alguém pode se tornar um orador de sucesso por meio do ensino (sofistas) ou se a retórica excelente depende do caráter do orador (Sócrates, Platão, Cícero). Durante a Idade Média europeia e o Renascimento, o curso básico, o chamado trivium, consistia nas três disciplinas de línguas das sete artes liberais, ou seja, gramática, dialética ou lógica e retórica.

João Marcos Gomide

É jornalista e advogado. Durante 32 anos, trabalhou na Rede Globo como repórter, apresentador, coordenador nacional de afiliadas e diretor de jornalismo.
Hoje é diretor da 2Go Digital Tecnologia da Informação.
É membro efetivo da Academia Cearense de Direito desde a fundação em dezembro de 2016. Na Academia é o Diretor de Comunicação.

Comentários

Tema importantíssimo.
(Alcir de Lima Jacinto)
Gostei muito da palestra e gostaria de mais palestras que envolvam tanto o público jovem e também o público mais antigo de magistrados.
(Ana Elissa Lima de Oliveira)
O poder da comunicação no mundo
(Audrey Stephanne De Oliveira Gomes)
Parabéns
(Edvaldo do Nascimento Silva)
Excelente palestra.
(Fernando Vasconcelos da Rocha)
Excelente palestra e tema. Parabéns!
(Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Palestra magnífica! Obrigada, professor!
(Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)
mais um olhar da matemática na perspectiva da explicação do mundo real
(Francisco Isidro Pereira)
Excelente
(Ivanildo Da Cunha Ximenes)
Gostaria de parabenizar a ACM pelo evento.
(Jefte Dodth Telles Monteiro)
Excelente.
(Luciene Felix Rebelo)
Excelente
(Maria Aparecida De Moura Amorim Sousa)
Muito esclarecedor. Obrigada
(Maria José Da Silva)
Excelente Palestra! Esclarecedora, instigadora, que expõe nossa Realidade. Afinal, somos todos comunicadores! Parabéns!
(Maxwell Gonçalves Araújo)
Mais uma vez a Academia Cearense está de parabéns. Professor Acelino que Palestra! Gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo, forma de apresentação e pela bela aprendizagem.
(Miron Menezes Coutinho)
Informações relevantes que todo profissional deveria saber!
(Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)
Excelente reunião! Base para muitas reflexões e ponderações.
(Willames Wiclef Alves da Silva)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.