Sistemas Autônomos Impulsivos

Inscrições: https://forms.gle/nS1VCKEJirsMesMq5

Informações: acm@acm-itea.org

Os sistemas de equações diferenciais autônomos além de constituírem ferramenta essencial na modelagem de problemas, são exemplos importantes de sistemas dinâmicos. Dizemos que a evolução de um sistema é impulsiva quando o estado alterna períodos de variação contínua com instantes de descontinuidade.

Nestes momentos, chamados instantes de impulso, ocorre uma transição entre dois estados em um lapso tão curto que pode ser considerada instantânea.

Alguns fenômenos naturalmente apresentam esses lapsos, por exemplo na descrição de problemas de controle, batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo, modelos de redes neurais biológicas, administração de drogas e absorção desta pelo organismo.

Para tais situações, as equações diferenciais impulsivas (EDI) podem ser utilizadas.

Nesta palestra, pretende-se definir solução para este tipo de equação, evidenciar a importância do estudo de sistemas autônomos impulsivos, construir alguns exemplos e resultados e, por fim, apresentar algumas aplicações.

Marta Cilene Gadotti

Finalizou o curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em 1995, realizou mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo, no ICMC-USP, na área de Equações Diferenciais com Retardamento e Impulso.

Ocupa o cargo de professor associado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas em Rio Claro-SP.

A linha principal de pesquisa é o estudo do comportamento de soluções de equações diferenciais com retardamento e impulsos: oscilação, soluções periódicas e comportamento assintótico.

Comentários

Matemática, continuidade e unicidade
     (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes )
Excelente aula, foi incrível poder ver esse conteúdo de forma tão bem explicada, especialmente pelo fato de ser algo que estou vendo na faculdade!
     (Edilson de Araújo Júnior)
Parabéns pela palestra e tema. Aprendizado é sempre contínuo. Parabéns!
     (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Excelente palestra! Parabéns, professora Marta!
     (Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)
Um momento interessante de interligação da matemática com o mundo real
     (Francisco Isidro Pereira)
Excelente apresentação
     (Ivanildo Da Cunha Ximenes )
Gostaria de parabenizar a ACM por ter trazido-nos esse excelente evento
     (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Excelente palestra.
     (José Jânio Ferreira dos Santos )
Obrigado pela apresentação
     (Lucas Freitas de Aguiar)
A palestra foi muito positiva quanto sobre as aplicações das derivadas além do estudo de cálculo.A palestrante nos trás de modo muito plausível novas possibilidades da matémátic em novas áreas.
Parábéns mais uma vez professores.
     (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Ótima palestra, parabéns.
     (Luciene Felix Rebelo )
Palestra Maravilhosamente Informativa! Mais aplicações interessantes da Matemática! Parabéns!
     (Maxwell Gonçalves Araújo)
Otimo
     (Meiry Da Silva Carvalho )
Gostaria primeiramente parabenizar a professora Marta Cilene, pela palestra maravilhosa, os exemplos utilizados fizeram com que eu fixasse melhor as coisas, sem falar que não é qualquer pessoa que expõe com uma Didática compreensiva nesta dimensão, principalmente neste conteúdo.
     (Miron Menezes Coutinho)
A falta de acessibilidade e compreensão linguística
     (Ronan Guimarães Cardoso )
Ótima apresentação sobre equações diferenciais impulsivas!
     (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)
Sistemas utonomos Impulsivos vem somar-se ao sistema Fuzzy, apresenatado a algum tempo aqui pela ACM, na nossa caixa de ferramentas matemáticas que tanto nos possibilita a matematização de elementos subjetivos como por exemplo, sentimentos, estados emocionais entre tantos outros fenômenos, inclusive de natureza social. É repetitivo dizer que somos seres sociais, no entanto, reforço essa ideia na medida em que construímos nosso bem estar individual em sociedade, o que de certa forma sugere um bem estar coletivo, mas para isso, é preciso a compreensão de que muito dos problemas enfrentados na atualidade são problemas complexos que exigem uma atuação consciente e inteligente sobre tais fenômenos. A palestra de hoje, nos presenteou com essa bela ferramenta matemática, mas também contribuiu para nos ajudar na compreensão de como manejarmos tal ferramenta, isto é, na medida em que a palestrante fala sobre os modelos  , embora fale numa linguagem matemática, fala não da linguagem matemática em si, mas do fenômeno que o modelo representa. Nesse sentido,   substancializar um fenômeno complexo, abstrato, em linguagem matemática é tornar o invisível, visível.
     (Willames Wiclef Alves da Silva)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.