Inscrições: https://forms.gle/R7NiHEUrMNudiakf6
Informações: acm@acm-itea.org
Vídeo no Youtube:
Em especial, busca-se tentar compreender quais as razões que levaram os quaternions a não se popularizarem tanto quando comparados ao o que ocorreu com os vetores, de desenvolvimento mais recente e com mais problemas conceituais e limitações.
Felizmente, nas últimas décadas ocorreu um ressurgimento em aplicar quaternions na descrição dos mais diversos problemas, com destaque na navegação aeroespacial, computação gráfica e robótica.
Para exemplificar o que motiva estas vantagens e a sutileza dos quaternions em evitar singularidades, será resolvido um problema de orientação de um corpo rígido no espaço, comparando o problema de cinemática inversa das equações de movimento solucionado por parametrização clássica, com o uso dos ângulos de Euler, e de forma alternativa por quaternions.
Samuel da Silva
Samuel da Silva nasceu em 1978 em São José do Rio Preto (SP), possuindo a Graduação (2002) e o Mestrado (2005) pela UNESP/Ilha Solteira e o Doutorado pela UNICAMP (2008), todos obtidos em Engenharia Mecânica.
Durante o doutorado foi bolsista do EGIDE/França em projeto financiado pelo Centre National d’Études Spatiales (CNES/França) em estágio de pesquisa realizado de 04/2007 até 10/2007 no Institut FEMTO-ST da Université de Franche-Comté (Besançon, França).
Em 2015 obteve o Título Acadêmico de Livre Docente em Dinâmica de Sistemas Mecânicos pela UNESP. De 03/2008 até 02/2012 trabalhou como docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Em 02/2012 passou a integrar o Departamento de Engenharia Mecânica da UNESP de Ilha Solteira, ocupando hoje a função de Professor Associado e sendo o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UNESP/Ilha Solteira.
Foi pesquisador visitante (bolsista FAPESP) na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers (ENSAM) em Paris em 2019. Também foi Jovem Pesquisador da FAPESP entre 2012 e 2016. Desde 2020 é Editor Associado do periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.
Tem trabalhado ativamente no desenvolvimento de novos métodos para processamento, identificação e análise de sinais e sistemas com foco em monitoramento da saúde estrutural (SHM) e mecânica aplicada, já tendo coordenado vários projetos de pesquisa com financiamento das principais agências brasileiras, como o CNPq e a FAPESP. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ – 1D.
Maiores informações: www.samueldasilva.org