Pensamento Crítico

Lógica e as Estratégias da Desinformação

Inscrições: https://forms.gle/AeGr5h65m7NDz9UA7

Informações: acm@acm-itea.org

Vídeo no Youtube:

A prática do raciocínio crítico se insere dentro do ‘espírito crítico’, a atitude de não se aceitar passivamente opiniões acerca do mundo apenas porque aparecem na mídia, provêm de autoridades governamentais ou religiosas, ou de tradições estabelecidas. Ao contrário, devem-se buscar os argumentos, as justificativas racionais que sustentam o ponto de vista em questão.

A lógica é a ciência de como avaliar argumentos e raciocínios, e de como fazer inferências corretas. O pensamento crítico é então um processo de avaliação que usa a lógica para separar a verdade da falsidade, as crenças razoáveis das irracionais, e as boas conclusões das más conclusões.

A compreensão da lógica básica e do processo de pensamento crítico permite tomar melhores decisões, se comportar corretamente no acordo e na discordância, aprender a reconhecer raciocínios incorretos e fake news, e se defender da desinformação e do negacionismo.

Ainda que a lógica e o pensamento crítico o por si só não sejam um remédio universal contra a desinformação e o negacionismo, porque temos tambem quem prestar atenção às estratégias de psicologia social e na topologia das redes, o aprendizado das bases do raciocínio crítico e da lógica são barreiras muito eficientes contra a epidemia de desinformação.

Referências:

[1]- Walter Carnielli e Richard L.Epstein. Pensamento Crítico – O Poder da Lógica e da Argumentação. Editora Rideel,São Paulo, 4. edição. 2019.
[2]- Walter Carnielli. Do ceticismo sadio à dúvida venenosa, as origens do negacionismo. Folha de São Paulo 4.ago.2020 às 17h30. Disponível em: https://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2020/08/04/do-ceticismo-sadio-a-duvida-venenosa-as-origens-do-negacionismo/
[3]-Por que ‘opinião não é argumento’, segundo este professor de lógica da Unicamp. Jornal Nexo, Beatriz Montesanti e Tatiana Dias, 27/12/2016 (atualizado 28/02/2018 às 13h03).
Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/noticias/id/107/por-que-opiniao-nao-e-argumento-segundo-professor-de-logica-da-unicamp

Walter Carnielli

Centro de Lógica- Unicamp, Campinas

e

Laboratório de Ontologia Aplicada- CNR, Trento, Itália

Tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Tem especialização em Filosofia da Ciência e pós-doutorado pela University of California, pela Universidade Münster (Alemanha) e pela Universidade de Bonn (Alemanha), como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt.

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e pesquisador sênior do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e pesquisador do Laboratory for Applied Ontology em Trento, Itália.

É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas e de diversas sociedades científicas internacionais. Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Presidiu a Sociedade Brasileira de Lógica por dois mandatos, e fundou o GT de Lógica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), o qual coordenou por vários anos.

O Prof. Walter Carnielli é autor de mais de 100 artigos científicos publicados em veículos internacionais e de 20 livros (como autor ou editor). É co-autor com Richard Epstein de “Pensamento Crítico – O Poder da Lógica e da Argumentação“, 4.ª edição, Editora Rideel, 2019.

Ganhador do Prêmio Jabuti e da Medalha de Ouro Telésio-Galilei (Suiça). Carnielli participa ainda do IdeIA+, Grupo Interdisciplinar de Divulgação e Educação em Lógica Inteligência. É também vice-presidente do AI2 – Advanced Institute for Artificial Intelligence, São Paulo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.