Mulheres na Matemática

História Social das Mulheres e algumas contribuições para a Matemática

Inscrições: https://forms.gle/7hmAo3dHH6f6YuYu5

Informações: acm@acm-itea.org

O objetivo desta palestra é fazer um panorama histórico sobre o papel da mulher na sociedade humana ao longo dos séculos, evidenciar o que o poder e a manipulação pode fazer, uma vez que de Deusas passamos a ser consideradas bruxas, e mostrar, que apesar de toda a adversidade, algumas mulheres contribuíram com o desenvolvimento da matemática.

A palestrante iniciou a sua brilhante carreira científica com a temática: Algumas Observações sobre a Característica de Euler: Uma Introdução de Elementos da História da Matemática no Ensino Médio, Tese de Mestrado defendida em 2009, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista (Campus de Rio Claro). [MARTINES, 2009].

Nesse trabalho o objetivo de se desenvolve na seguinte ambiente:

trabalhar Topologia no Ensino Médio, usando como recurso pedagógico, a História da Matemática. [Ibda.]

Iniciando “com o trabalho de Euler sobre as pontes de Königsberg, pois é com ele que se dá início as pesquisas neste ramo científico da Matemática. Em seguida resgataremos a descoberta de Euler acerca da “propriedade geral dos sólidos limitados por faces planas”, conhecida hoje como relação de Euler. Seu trabalho, intitulado “Demonstratio non nullarum insignium proprieatatum, quibus solida hedris planis inclusa sunt praedita”, surgiu do incômodo de demonstrar que existia uma propriedade geral para os sólidos limitados por faces planas, uma vez que a propriedade geral para os polígonos já era conhecida. [Ibda.]

Ainda se destaque o “trabalhar com as obras de Cauchy e Lhuilier que contribuíram enormemente com a evolução da propriedade citada por Euler.” [Ibda.]

No doutorado, a Prof.ª Mônica Siqueira escolheu como tema “Primeiros doutorados em matemática no Brasil: uma análise histórica”. [MARTINES, 2014). Essa tese foi defendida na mesma universidade do seu mestrado.

Aqui, a pesquisa vai abordar

“… uma análise histórica sobre os primeiros doutorados em Matemática no Brasil. A análise inicia com a compreensão do processo que instituiu o grau de Doutor em Ciências Matemáticas em meados do século XIX no Brasil, processo este que incluiu o estudo de decretos e leis que vão desde a criação da Academia Real Militar, ocorrida em 1810, até esta ser transformada em Escola Militar, em 1839. Também estudamos as reformas pelas quais passou essa Instituição de Ensino, até que em 1842, através de Decreto, foi instituído o grau de Doutor. Notamos que, mesmo após a institucionalização do referido grau, foi somente após a aprovação de seu regulamento, publicado em 1846, que surgiram as primeiras dissertações de doutorado. Realizamos uma análise histórica destas dissertações e de seus autores, e as apresentamos aqui como resultado de nossa pesquisa em História da Matemática no Brasil.” [Ibda.]

As atividades científicas da Prof.ª Mônica Siqueira são bem amplas e abordam, nos últimos tempos, os seguintes temas:

  • Uma proposta didáctica para ensinar adição e subtração usando a etnomatemática (Angola)
  • Uma Versão Histórica do Cálculo Infinitesimal
  • La disciplina historia de las matemáticas en la Universidad Federal del Triángulo Minero: un breve informe
  • Quando a Matemática e a Química encontram o Teatro: uma revolução pedagógica.
  • Um olhar sobre a Prop. XXXII de James Gregory

Referências

MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Algumas observações sobre a características de Euler: uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio. 2009. 118 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91055.

MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Primeiros doutorados em matemática no Brasil: uma análise histórica. 2014. 167 f. Tese – (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/108826.

Mônica Siqueira

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Líder do Grupo de Pesquisa em História da Matemática da UFTM (GPHMAT-UFTM).

Realiza pesquisa em História da Matemática e em Etnomatemática.

Currículo acadêmico: http://lattes.cnpq.br/6625047361725116

1 comentário em “Mulheres na Matemática”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.