Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Julgamento de Sócrates - Academia Cearense de Matemática

Julgamento de Sócrates

– sob a luz do Direito

Inscrições: https://forms.gle/1AfkCBciHErsXzqR8

Informações: acm@acm-itea.org

O escritor e jurista Roberto Victor Pereira Ribeiro traz à tona um retrato cuidadoso da Grécia antiga e de Atenas: a cultura, os hábitos, as relações sociais, a política, as guerras, as artes, a filosofia. E, nesse quadro tão instigante, a figura de Sócrates, sábio, educador, filósofo, mestre de Platão e Xenofonte, crítico de sua época e dos costumes, verberando os políticos, ensinando os jovens a assumirem sua posição na sociedade ateniense, instigando-os com seu método de perguntas e respostas, criando a maiêutica, até hoje cultuada pelos educadores conscientes da necessidade de um ensino crítico e motivacional.

Sócrates, que incomodava os atenienses com suas obras e seus discursos e só por isso foi processado, sob as falsas acusações de corromper a juventude e de não cultuar os deuses pátrios. Uma cidade inteira contra um ancião de 70 anos, que pela mão dos acusadores – o poeta Meleto, o comerciante e político Ânito e o orador Licon – é condenado à morte, após recusar o auxílio de grandes advogados, dos discípulos e dos amigos, para fazer sua própria defesa, com lições de sabedoria, serenidade e humildade.

A espera paciente da execução, a recusa da fuga e do exílio (a lei tem que ser cumprida), o fim digno e altivo pela própria mão, sorvendo a cicuta. E o remorso de Atenas, berço da democracia e da liberdade, por ter sacrificado à intolerância seu cidadão mais ilustre. Uma história antiga de vida e morte paradigmáticas, da qual se extrai a lição para os dias de hoje: uma lição de aceitação das diferenças, de respeito pelas ideias, do opróbrio de se punir alguém por suas convicções, do embate entre a liberdade de consciência e a intolerância.

Roberto Victor Pereira Ribeiro

Presidente da Academia Brasileira de Direito.

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Pós-Graduado em Direito Processual pela Uni7 – CE e em História do Direito pela Faculdade Ensino Nacional – SP.

Mestrando em Ciências da Cidade – UNIFOR. Advogado e Professor. Autor das seguintes obras: O Julgamento de Jesus Cristo sob a luz do Direito, O Julgamento de Sócrates sob a luz do Direito, Questões Relevantes de Direito Penal e Processual Penal, Manual de História do Direito, Voando com os Deuses da História e Visitas ao Sótão de um Jurista, Escritor e Professor.

Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OABCE (2010-2012), Vice-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OABCE (2016-2018), Diretor da Escola Superior de Advocacia do Ceará (2015-2018). Juiz-Conciliador do Procon Assembleia – CE (2010), Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (2010-2011), Assessor Jurídico Especial do Ministério Público do Ceará (2011-2015), Coordenador Adjunto da Assessoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (2015-2016), Advogado Parlamentar (2015-2017).

Secretário-Geral do Instituto dos Advogados do Ceará (2015-2018), 1º Secretário da Academia Cearense de Letras Jurídicas (2011-2018), Presidente da Academia Cearense de Direito.

Comentários

Formacao muito engraçada (Abel do Rosário Sarmento, do Timor Leste)
Excelente reflexões me deixa essa palestra.  (Adeilton Menezes de Oliveira)
Maravilhosa palestra. (Aguinaldo Antonio Rodrigues )
O Direito é ferramenta de conhecimento dos seus horizontes. (Audrey Stephanne De Oliveira Gomes )
Diversidade de Saberes e História da Matemática em Sala de Aula  (Bruno Alves da Silva Fernandes )
Maravilhosa palestra. (Cláudio Firmino Arcanjo)
Palestra brilhante! (Erick Lucas Correia Cordeiro )
Excelente palestra e tema. Parabéns ao Professor Roberto por compartilhar informações importantes e reflexivas. (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Excelente palestra! Parabéns, professor Roberto! (Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)
Ofuscada pela falta de motivação filosófica. (Francisco Gomes Martins)
Uma palestra de provocações filosóficas da matematização da realidade (Francisco Isidro Pereira)
Tema importantíssimo para conhecimento, aguardamos outros. (Hugo Rangel Rodrigues de Oliveira)
Excepcional a palestra promovida pela ACM (Jefte Dodth Telles Monteiro)
Gostei demais, aprendi muito sobre uma área da qual não entendo nada (João Luís Gomes Guimarães)
Excelente palestra  (José Jânio Ferreira dos Santos )
Maravilhosa, rica, informativa e mais do que construtiva palestra do professor Roberto Victor. (José Misael de Sousa Junior)
Ótima palestra, parabéns  (Katiane Pimentel Benchimol )
Muito obrigado  (Lucas Freitas de Aguiar )
Palestra maravilhosa, Parabéns, professor. (Luciene Felix Rebelo )
Excelente palestra e condução do tema (Lyndainês Araújo dos Santos)
Excelente discussão. O Brasil está cada vez mais doente, o brasileiro está distorcendo a ciência política dando a ela sua própria interpretação. E isso é temeroso.  (Magno de Menezes Rocha )
A matemática  é ensino é sempre um dilema na vida de professores  e alunos. (Maria José da Silva )
Interlocuções entre áreas! Excelente palestra! Parabéns Prof. Roberto! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Parabéns! Pela palestra de hoje professor Roberto Victor, pela sua dedicação, por seus ensinamentos.  Foi uma honra participar deste bom encontro de ensinagem e experiências positivas.
 (Miron Menezes Coutinho)
Como sempre excelentes palestras. Parabéns. (Noeli Teresinha Valério de Almeida)
Ótima apresentação do prof. Roberto sobre um tema histórico com perspectiva atual! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.