Economia Matemática

Teoria, Modelos Numéricos e Empíricos

Inscrições: https://forms.gle/uegqLeQDEQLSJRgW7

Informações: acm@acm-itea.org

Sobre o tema pode se afirmar que:

“A Economia Matemática consiste na aplicação da Matemática ao desenvolvi-mento de modelos econômicos com o propósito de construir uma Teoria Eco-nômica rigorosa e unificada.
As técnicas da Análise Funcional, Topologia, Topologia Diferencial são de amplo uso no modelo econômico central. A Teoria do Equilíbrio Geral, Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos provêm aos economistas matemáticos as ferramentas básicas para a análise do processo ou dinâmica econômica. Probabilidade é fundamental no estudo de modelos econômicos, onde risco e incerteza estão presentes.
Aliada à Economia Matemática, tem-se a Econometria, que estuda as proprie-dades dos processos de geração de dados, das técnicas de análise de dados econômicos e os métodos de estimação e testes de hipóteses econômicas. Nes-sa área, o ferramental desenvolvido pela Estatística é central.” (1

Aloisio Araújo é pioneiro no Brasil, a estudar a Economia Matemática. Desde 1971, por iniciativa do então diretor-geral IMPA, Lindolpho de Carvalho Dias, que a sua indicação para assumir no IMPA as pesquisas nessa área, foi do-cumentada. Mas somente sete anos após a disciplina Economia Matemática é instalada no IMPA. (2

“Tive contato com pesquisadores como Leopoldo Nachbin, Elon Lages Lima, Jacob Palis e Maurício Peixoto que me inspiraram profundamente.” Anos mais tarde, ao retornar ao instituto como pesquisador, deu início ao grupo de economia matemática. “Via receptividade para fazer meu trabalho, mas precisei abrir novos espaços”, já que a área em questão era muito nova no Brasil. “O que sempre quis foi diminuir a distância de nós para outros países desenvolvidos, em ciências. Quando falo de minha experiência, estou falando de várias outras pessoas que também pensavam desta forma.”

_______________

1) Economia Matemática. Disponível em: https://impa.br/pesquisa/economia-matematica/. Acesso em: 23.10.2022 09:29h.
2) https://impa.br/noticias/o-fascinio-de-aloisio-araujo-pela-economia-matematica/. Acesso em: 23.10.2022 09:29h.

Aloisio Pessoa de Araujo

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1968), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Matemática pelo Instituto Na-cional de Matemática Pura e Aplicada (1969) e doutorado em Estatística pela University of California System (1974).

Atualmente é pesquisador emérito do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e professor titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: incomplete markets, monetary policy, insurance contracts, welfare e sunspot equilibrium.

Tem dezenas de artigos publicados nas melhores revistas científicas nacio-nais e internacionais de Economia e Matemática.


Ao longo da trajetória acadêmica, Aloisio tornou-se membro da National Aca-demy of Sciences nas seções de matemática aplicada e de economia, da American Academy of Arts and Sciences, membro honorário estrangeiro da Ame-rican Economic Association, da The World Academy of Sciences (TWAS) e também membro da Academia Brasileira de Ciências.

Comentários

Boa palestra. Bom dia.

     (Alcir de Lima Jacinto)

Por gentileza, gostaria de informações e dicas de livro do Professor palestra e onde comprar, muito obrigada desde agora.

     (Ana Cristina Ribeiro dos Santos Alves)

Excelente

     (Aparecida de Cássia Oliveira Lima)

Muito interessante e de grande valia a palestra, parabéns a todos os envolvidos por transmitir esse conhecimento.

     (Deise Marina Muller)

Excelente palestra!

     (Emilly Cristine Martins da Costa)

Excelente

     (Érica Lima Rodrigues)

Parabéns pelo tema e palestra do Prof. Aloísio.

     (Flávio Maximiano da Silva Rocha)

Palestra sensacional. Obrigada, professor!

     (Francisca Maria Mendes de Souza Macedo)

A economia matemática é o reforço do entendimento e criticidade do cotidiano econômico

     (Francisco Isidro Pereira)

Tema excelente.

     (Ivanildo Da Cunha Ximenes)

Gostaria de parabenizar a ACM por ter trazido-nos um evento tão relevante.

     (Jefte Dodth Telles Monteiro)

O assunto de Economia seria muito importante estar nos cursos de graduação, geralmente é apresentado aos professores como educação financeira.

A palestra do professor nos proporcionou uma reflexão sobre a importância da matemática na sociedade atualmente no nosso país.

     (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)

Muito interessante, palestra fenomenal.

     (Luciene Felix Rebelo)

Outro assunto de importante relevância que nos leva a perceber o quão essencial é a Matemática em nossas vidas.

     (Magno de Menezes Rocha)

Ótima Palestra!

     (Matheus Gabriel da Silva)

Palestra Muito Interessante!

     (Maxwell Gonçalves Araújo)

Excelente! Momento riquíssimo de informações e gratificante. Professor Acelino obrigado. Agradeço por cada aula, pois sempre traz novas aprendizagens significativas. 

     (Miron Menezes Coutinho)

Ótimoa apresentação sobre aplicação da matemática!

     (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)

Tema extremamente oportuno! Penso que essa temática deva ser mais explorada e discutidas com mais frequência. Sempre vejo os encontros como o início de discussões que vamos mantendo ao longo do tempo, espero sim que esta temátima entre nas nossas discussões no que se refere a aplicações matemáticas e de sua enorme possibilidade de trazer excelência para temas que normalmente é ignorado ou mal compreendido pelo professor. Economia é uma temática que te faz pensar na sociedade duma forma muito rica e com um leque enorme de aplicações matemáticas. A qualidade da discussão não pode ser medida ou atestada num único encontro como hoje, mas, pela sua continuidade e desenvolvimento.

     (Willames Wiclef Alves da Silva)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.