Em 1936, Alan Turing propôs a máquina de Turing, que se tornou ponto de referência para as teorias sobre computação e computadores. O que aconteceu a seguir é história e, em nosso mundo de hoje, os computadores são essenciais e não conseguimos mais imaginar viver em um mundo sem eles.
No início dos anos 1980, Richard Feynman, Paul Benioff e Yuri Manin forneceram a base para um modelo novo de computação, introduzindo a ideia de computação quântica e mostrando que um computador quântico tem o potencial de resolver problemas que um computador clássico não tem.
No entanto, muitos bits quânticos (qubits) são necessários para superar as capacidades dos computadores convencionais, e escalonar os computadores quânticos para serem úteis em aplicações práticas tem se mostrado uma tarefa extremamente difícil.
Os desafios técnicos são grandes, mas as vantagens e os impactos são maiores e não restam dúvidas de que o domínio desse campo é essencial para qualquer país que deseja manter as hegemonias tecnológica e econômica neste novo século.
Hilma Vasconcelos
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Física pela University of Notre Dame (2006).
Atualmente é Professora Associada do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará.
Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Quântica, atuando principalmente em Computação Quântica.
Data: 24.04.2021
Horário: 08:00 – 09:45hs
Plataforma: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/d8a5GdtgrmXmcsXb7
Informações: academiacearensedematematica@gmail.com
Vagas: 30 participantes com certificado