Inscrições: https://forms.gle/HWyA6gz8VPTdjCFs8
Informações: acm@acm-itea.org
Apesar de trazer algumas habilidades às pessoas autistas, sem romantizar, é importante reconhecer que também traz enormes dificuldades, principalmente quando o indivíduo necessita de muito suporte externo.
Assim, esta condição é conhecida como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O ganho de qualidade de vida para pessoas autistas é conseguido por meio de diversos tipos de terapias, algumas com maior outras com menor (outras sendo pura falácia) graus de suporte científico.
A Matemática e a Computação podem contribuir na melhoria da performance dessas terapias por meio da quantificação dos resultados, automatização de processos, digitalizaçãode procedimentos (de preferência na forma de games), entre outras contribuições.
Nessa palestra, que não assume pré-requisitos, serão apresentados projetos de pesquisa em andamento no nosso como ilustrações de exemplos onde a Matemática e Computação podem ajudar a entender o TEA e, mais importante, apoiar a terapia de crianças autistas.
Ricardo Vêncio
Graduado em Física pelo IF-USP, mestre em Estatística pelo IME-USP, doutor em Bioinformática pela USP e livre-docênte em Probabilidade e Estatística pela USP – Universidadede São Paulo; venho trabalhando na criação de métodos matemáticos e computacionais para solução de problemas em Biologia e em Medicina.
Em meados de 2008 integrei-me ao corpo docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP) como Professor Doutor MS-3 para atuar na área de Bioinformática do Departamento de Genética.
Naquele momento, fundei o LabPIB – Laboratório de Processamento de Informação Biológica (http://labpib.openwetware.org).
No fim de 2010 fui convidado a me unir ao recém criado Departamento de Computação e Matemática (DCM) dentro da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e transferi o LabPIB.
No início de 2013 me tornei Professor Associado MS-5 no mesmo departamento.
Questões, pedido de cópias dos trabalhos publicados (http://scholar.google.com/citations?user=4N0TeRkAAAAJ) e comentários diversos são sempre bem-vindos: rvencio@usp.br.