Aprendemos que toda a matéria é constituída por pouco mais de uma centena de átomos que, assim como as letras unem-se para formar as palavras, podem unir-se para formar uma infinidade de substâncias. Os próprios átomos são formados por entidades ainda menores, como prótons nêutrons e elétrons. Estes últimos apresentam uma dupla natureza, comportando-se como partículas e/ou como ondas. Tratados como ondas, os elétrons permitem ser descritos matematicamente, e nesta palestra conversaremos sobre esta moderna descrição dos átomos.
Inscrições: https://forms.gle/SynVQtyo5MQJA5mo6
Informações: academiacearensedematematica@gmail.com

Diniz Maciel de Sena Júnior
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1996, onde também graduou-se Mestre em Físico-Química em 1999.
Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2008, com estágio de pesquisa em Química Teórica na Freie Universität Berlin e Friederich-Schiller Universität Jena (Alemanha).
Estágio de pós-doutorado em Biofísica Computacional no Forschungszentrum Jülich (Alemanha) de 2015 a 2016.
Professor Associado da Universidade Regional do Cariri, no Departamento de Química Biológica, atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Química Biológica, com atividades de pesquisa na área de simulações computacionais de sistemas com interesse farmacológico.
Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), e acadêmico titular fundador da Academia Cearense de Matemática.