Modelagem Matemática: critérios

Inscrições: https://forms.gle/FBK7MLFKjUL2y79M8
Informações: acm@acm-itea.org

A matematização de entes e objetos subjetivos representa um desafio gigantesco para a Matemática. Entretanto, a necessidade da Matemática em modelar esse ambiente da realidade é crucial para a humanidade.

A evolução da Matemática já alcançou um nível de excelência, que possibilita a modelagem e cálculos com qualquer essência subjetiva, por mais abstrata e complexa que se apresente.

O impasse, todavia, não afeta empecilhos matemáticos, mas tão somente de definição, base, fundamento, medida, padrão, parâmetro e, principalmente de critérios a serem estipulados por especialistas nas áreas afetadas.

Nesse contexto, a feitura de definição e de critérios rigorosos e específicos é necessária para oportunizar a matematização adequada e que leve à excelência, à precisão e à eficiência, critérios fundamentais asseverados pelo uso de recursos matemáticos. Encontrar uma agulha no palheiro não é obstáculo para o matemático, mas a feitura da definição (ou acepção) e dos critérios (ou parâmetros) da agulha e do palheiro pode dificultar a modelagem do dilema e determinação da localização da agulha no palheiro.

O Programa de Formação Continuada da Academia Cearense de Matemática já ofereceu relevantes prolegômenos em eventos anteriores que viabilizam esse trabalho, em especial nas seguintes preleções:

a) fundamentos teóricos

b) ferramentas matemáticas

Na busca da melhor particularização de critérios que harmonizem com os objetivos da modelagem matemática, esbarra-se na história da matematização da comunicação: desde os tempos dos romanos (comunicação com tochas de fogo) até a internet das coisas. Esse exemplo é muito apropriado para o questionamento sub analisis, pois sempre tem por propósito a vinculação de critérios e parãmetros á cardinalidade de elementos ou sub-elementos.

No caso específico, busca-se por critérios e sub-critérios que se deixem representar por uma linhagem de contagem e assim permita o uso de expressões e ferramentas matemáticas. Naturalmente, o uso de linhagem trigonométrica facilitará enormemente o manejo dos dados e figuras, mesmo na geometria não euclidiana ou quântica.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AP-ofi-2.jpg

Acelino Pontes

Formação Profissional: Bancário/contabilista (Banco do Nordeste do Brasil S.A. – Curso de Aprendizagem Bancária – CAB, Fortaleza-CE), Técnico em Rádio, Televisão e Eletrônica (Instituto Monitor, São Paulo).

Formação Acadêmica: Medicina (Fortaleza-CE, Berlim/Alemanha, Munique/Alemanha, Lisboa e Colônia/Alemanha), Filosofia (Munique/Alemanha, Colônia/Alemanha e Fortaleza-CE), Psicologia (Colônia/Alemanha), Direito (Fortaleza-CE) e Matemática (Fortaleza-CE).

Formação Coadjuvante: Biologia, Sociologia, Física, Química. Teologia (Fortaleza-CE, Colônia e Munique/Alemanha) e Medicina Veterinária (Munique/Alemanha).

Especializações

Medicina: Medicina Interna, Psicossomática, Hipnose Médica, Treino Autógeno e Informática Médica (Alemanha).

Psicologia: Psicanálise, Psicoterapia, Sexologia e Terapia Comportamental (Alemanha).

Filosofia: Filósofia da Matemática (UECE).

Pós-Graduação: Curso de Doutorado em Neurologia (Pesquisa Cerebral), Max-Planck-Institut für Hirnforschung, Colônia/Alemanha, Curso de Doutorado em Medicina Interna/Psicossomática, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha), Curso de Doutorado em Filosofia, Universität zu Köln (Colônia/Alemanha).

Atividades extras: Pesquisador, Professor, Jornalista Médico e Técnico-Científico, Dirigente do Esporte Amador.

Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Direito, membro do Conselho Consultor da Academia Brasileira de Direito, Fundador e Presidente da Academia Cearense de Matemática.

Professor visitante: Aachen (Technische Hochschule), Berlin (Freie Universität), Bielefeld, Bochum, Bonn, Düsseldorf, Hamburg, Hannover (Medizinische Hochschule), Heidelberg, München (Ludwig-Maximilian-Universität), São Paulo – SP (USP), Vitória – ES e Wiesbaden (Deutsche Gesellschaft für Innere Medizin – DGIM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0002717896145507

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.