Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the google-analytics-dashboard-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Modelagem Matemática: critérios - Academia Cearense de Matemática

Modelagem Matemática: critérios

Inscrições: https://forms.gle/FBK7MLFKjUL2y79M8
Informações: acm@acm-itea.org

A matematização de entes e objetos subjetivos representa um desafio gigantesco para a Matemática. Entretanto, a necessidade da Matemática em modelar esse ambiente da realidade é crucial para a humanidade.

A evolução da Matemática já alcançou um nível de excelência, que possibilita a modelagem e cálculos com qualquer essência subjetiva, por mais abstrata e complexa que se apresente.

O impasse, todavia, não afeta empecilhos matemáticos, mas tão somente de definição, base, fundamento, medida, padrão, parâmetro e, principalmente de critérios a serem estipulados por especialistas nas áreas afetadas.

Nesse contexto, a feitura de definição e de critérios rigorosos e específicos é necessária para oportunizar a matematização adequada e que leve à excelência, à precisão e à eficiência, critérios fundamentais asseverados pelo uso de recursos matemáticos. Encontrar uma agulha no palheiro não é obstáculo para o matemático, mas a feitura da definição (ou acepção) e dos critérios (ou parâmetros) da agulha e do palheiro pode dificultar a modelagem do dilema e determinação da localização da agulha no palheiro.

O Programa de Formação Continuada da Academia Cearense de Matemática já ofereceu relevantes prolegômenos em eventos anteriores que viabilizam esse trabalho, em especial nas seguintes preleções:

a) fundamentos teóricos

b) ferramentas matemáticas

Na busca da melhor particularização de critérios que harmonizem com os objetivos da modelagem matemática, esbarra-se na história da matematização da comunicação: desde os tempos dos romanos (comunicação com tochas de fogo) até a internet das coisas. Esse exemplo é muito apropriado para o questionamento sub analisis, pois sempre tem por propósito a vinculação de critérios e parãmetros á cardinalidade de elementos ou sub-elementos.

No caso específico, busca-se por critérios e sub-critérios que se deixem representar por uma linhagem de contagem e assim permita o uso de expressões e ferramentas matemáticas. Naturalmente, o uso de linhagem trigonométrica facilitará enormemente o manejo dos dados e figuras, mesmo na geometria não euclidiana ou quântica.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AP-ofi-2.jpg

Acelino Pontes

Formação Profissional: Bancário/contabilista (Banco do Nordeste do Brasil S.A. – Curso de Aprendizagem Bancária – CAB, Fortaleza-CE), Técnico em Rádio, Televisão e Eletrônica (Instituto Monitor, São Paulo).

Formação Acadêmica: Medicina (Fortaleza-CE, Berlim/Alemanha, Munique/Alemanha, Lisboa e Colônia/Alemanha), Filosofia (Munique/Alemanha, Colônia/Alemanha e Fortaleza-CE), Psicologia (Colônia/Alemanha), Direito (Fortaleza-CE) e Matemática (Fortaleza-CE).

Formação Coadjuvante: Biologia, Sociologia, Física, Química. Teologia (Fortaleza-CE, Colônia e Munique/Alemanha) e Medicina Veterinária (Munique/Alemanha).

Especializações

Medicina: Medicina Interna, Psicossomática, Hipnose Médica, Treino Autógeno e Informática Médica (Alemanha).

Psicologia: Psicanálise, Psicoterapia, Sexologia e Terapia Comportamental (Alemanha).

Filosofia: Filósofia da Matemática (UECE).

Pós-Graduação: Curso de Doutorado em Neurologia (Pesquisa Cerebral), Max-Planck-Institut für Hirnforschung, Colônia/Alemanha, Curso de Doutorado em Medicina Interna/Psicossomática, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha), Curso de Doutorado em Filosofia, Universität zu Köln (Colônia/Alemanha).

Atividades extras: Pesquisador, Professor, Jornalista Médico e Técnico-Científico, Dirigente do Esporte Amador.

Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Direito, membro do Conselho Consultor da Academia Brasileira de Direito, Fundador e Presidente da Academia Cearense de Matemática.

Professor visitante: Aachen (Technische Hochschule), Berlin (Freie Universität), Bielefeld, Bochum, Bonn, Düsseldorf, Hamburg, Hannover (Medizinische Hochschule), Heidelberg, München (Ludwig-Maximilian-Universität), São Paulo – SP (USP), Vitória – ES e Wiesbaden (Deutsche Gesellschaft für Innere Medizin – DGIM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0002717896145507

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.