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Tecnologias Digitais - Academia Cearense de Matemática

Tecnologias Digitais

  • um olhar a partir da aprovação da BNCC

Inscrições: https://forms.gle/4YjicRY48izQjRH78
Informações: acm@acm-itea.org

Dentre as várias perspectivas que permeiam o conhecimento tecnológico do professor de matemática, o uso das tecnologias digitais ocupa um lugar de destaque, tendo em vista tanto a sua valorização social dentro e fora do ambiente escolar como sua inserção nas competências e habilidades previstas na BNCC (2018). Atualmente, várias perspectivas teóricas discutem seu uso e nesse sentido nos propomos a discutir quais são as potencialidades das diferentes tecnologias digitais disponíveis para uso em sala de aula enquanto integrante de um coletivo pensante que colabore com os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica.

Desenvolvimento Histórico

A integração das tecnologias digitais no ensino da matemática é um fenômeno relativamente recente, mas suas raízes se encontram nas primeiras experiências com computadores nas escolas. Na década de 1960, os primeiros softwares educativos surgiram com o objetivo de auxiliar no ensino de conceitos matemáticos básicos. Com o avanço da tecnologia, as possibilidades se multiplicaram, e a partir dos anos 1990, a internet e os dispositivos móveis revolucionaram a forma como ensinamos e aprendemos matemática. Pioneiros como Seymour Papert, com sua teoria das construções mentais e o uso da linguagem Logo, e Alan Kay, com a ideia do computador como ferramenta de pensamento, foram figuras cruciais nesse processo.

A disseminação dos computadores pessoais e a popularização da internet impulsionaram a criação de uma variedade de softwares e plataformas educacionais. Softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra, permitiram a exploração visual de conceitos geométricos de forma interativa. Ferramentas de álgebra computacional, como o Maple e o Mathematica, possibilitaram a resolução de problemas complexos e a visualização de funções. Atualmente, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina estão abrindo novas possibilidades para a personalização do ensino e a criação de ambientes de aprendizagem adaptativos.

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção das tecnologias digitais no ensino da matemática, tornando-as essenciais para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Plataformas de videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos online se tornaram ferramentas indispensáveis para a interação entre professores e alunos.

Perspectivas Científicas

As pesquisas na área do ensino da matemática com o uso de tecnologias digitais têm se concentrado em diversos aspectos, como a eficácia das diferentes ferramentas e recursos, o impacto na aprendizagem dos alunos, a formação de professores e a integração das tecnologias no currículo. Estudos empíricos têm demonstrado que o uso adequado das tecnologias pode promover uma aprendizagem mais significativa e duradoura, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a criatividade.

Autores como Kieran (2001) e Hoyles e Noss (1992) destacam a importância das tecnologias para a visualização e a representação de conceitos matemáticos, permitindo aos alunos explorar diferentes perspectivas e construir suas próprias compreensões. Além disso, as tecnologias podem oferecer oportunidades para a colaboração e a comunicação entre os alunos, promovendo a construção de conhecimentos de forma social.

A teoria da atividade de Vygotsky (1978) tem sido utilizada para analisar o papel das tecnologias na mediação das interações entre os alunos e os objetos de conhecimento. Segundo essa teoria, as ferramentas e os signos culturais, como os softwares educacionais, podem ampliar as capacidades cognitivas dos alunos e promover o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores.

Enfoques Experimentais

A pesquisa experimental no campo do ensino da matemática com o uso de tecnologias digitais tem se caracterizado pela diversidade de metodologias e instrumentos utilizados. Estudos comparativos entre grupos experimentais e de controle, pesquisas de caso e estudos de ação são algumas das abordagens mais comuns. Os pesquisadores têm investigado o impacto de diferentes tipos de software, a influência de diferentes estilos de ensino e a relação entre o uso das tecnologias e o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade.

Experimentos controlados têm sido utilizados para avaliar a eficácia de softwares específicos ou de metodologias de ensino baseadas em tecnologias. Pesquisas de caso têm permitido um aprofundamento na análise de processos de ensino e aprendizagem em contextos específicos. Estudos de ação têm envolvido professores e alunos na co-construção de conhecimentos e na resolução de problemas, promovendo a reflexão sobre a prática pedagógica.

A análise de dados qualitativos, como entrevistas, observações e registros de atividades dos alunos, tem sido fundamental para compreender as experiências e as percepções dos participantes em relação ao uso das tecnologias.

Aplicações e Utilidades

As tecnologias digitais oferecem uma ampla gama de possibilidades para o ensino da matemática, desde a criação de simulações e animações até a realização de atividades colaborativas online. Algumas das principais aplicações e projetos incluem:

  1. Softwares de geometria dinâmica: Permitem a construção e a manipulação de objetos geométricos, facilitando a visualização de propriedades e relações.
  2. Sistemas de álgebra computacional: Facilitam a resolução de equações, a representação gráfica de funções e a exploração de conceitos algébricos.
  3. Ambientes virtuais de aprendizagem: Oferecem recursos interativos e colaborativos para o ensino de matemática, como fóruns de discussão, chat e atividades online.
  4. Realidade aumentada e virtual: Permitem a criação de experiências imersivas que podem ser utilizadas para visualizar conceitos matemáticos em um contexto real ou simulado.
  5. Jogos educativos: Combinam elementos lúdicos com o ensino de conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais engajadora e motivadora.

Projetos Específicos de Implementação de Tecnologias Digitais em Escolas

A integração das tecnologias digitais no ensino de matemática tem dado origem a diversos projetos inovadores em escolas ao redor do mundo. Alguns exemplos notáveis incluem:

  • One Laptop per Child (OLPC): Esse projeto ambicioso visa fornecer laptops de baixo custo para crianças em países em desenvolvimento, com o objetivo de democratizar o acesso à educação e estimular o aprendizado ativo.
  • Khan Academy: Uma plataforma online gratuita que oferece milhares de vídeos e exercícios interativos sobre diversos assuntos, incluindo matemática. A Khan Academy tem sido amplamente utilizada por escolas e alunos como um recurso complementar ao ensino tradicional.
  • GeoGebra: Um software de geometria dinâmica gratuito e de código aberto que permite a construção e a manipulação de objetos geométricos. O GeoGebra é utilizado em diversas escolas para explorar conceitos geométricos de forma mais intuitiva e visual.
  • Projetos de robótica educativa: A utilização de robôs como ferramentas pedagógicas tem se mostrado eficaz para o ensino de matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades como programação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Esses projetos demonstram o potencial das tecnologias digitais para transformar a prática pedagógica e promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora.

Plataformas e Softwares para o Ensino de Matemática

A variedade de plataformas e softwares disponíveis para o ensino de matemática é vasta e continua a crescer. Alguns dos mais populares incluem:

  • Softwares de geometria dinâmica: GeoGebra, Sketchpad, Cabri Geometry.
  • Sistemas de álgebra computacional: Maple, Mathematica, Wolfram Alpha.
  • Plataformas de aprendizagem online: Moodle, Google Classroom, Khan Academy.
  • Aplicativos para dispositivos móveis: Photomath, Mathway, Desmos.
  • Jogos educativos: Math Blaster, Prodigy, DragonBox.

A escolha da ferramenta mais adequada dependerá dos objetivos de aprendizagem, do nível dos alunos e dos recursos disponíveis. É importante que os professores conheçam as diferentes opções e saibam como integrá-las de forma eficaz em suas aulas.

Políticas Públicas e o Uso de Tecnologias Digitais na Educação

As políticas públicas desempenham um papel fundamental na promoção do uso de tecnologias digitais na educação. Muitos países têm investido em programas e iniciativas para equipar as escolas com infraestrutura tecnológica, oferecer formação aos professores e desenvolver conteúdos digitais. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância das tecnologias digitais para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.

No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a desigualdade digital, a falta de infraestrutura adequada em muitas escolas e a necessidade de formação continuada dos professores. É fundamental que as políticas públicas sejam acompanhadas de investimentos em conectividade, equipamentos e formação, para que as tecnologias digitais possam ser utilizadas de forma efetiva para melhorar a qualidade do ensino.

Desafios e Oportunidades

O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática apresenta tanto desafios como oportunidades:

  • Desafios:
    • Desigualdade digital: O acesso às tecnologias digitais ainda é desigual, o que pode gerar um gap digital entre os alunos.
    • Falta de formação dos professores: Muitos professores não se sentem preparados para utilizar as tecnologias de forma eficaz em suas aulas.
    • Distração: O uso excessivo de dispositivos pode distrair os alunos e prejudicar o aprendizado.
    • Custo: A aquisição e manutenção de equipamentos e softwares podem ser um custo elevado para as escolas.
  • Oportunidades:
    • Personalização do ensino: As tecnologias digitais permitem adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno.
    • Aprendizagem ativa: Os alunos podem se tornar protagonistas de sua própria aprendizagem, explorando e experimentando com as ferramentas digitais.
    • Colaboração: As tecnologias facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a construção do conhecimento de forma coletiva.
    • Acesso a informações: Os alunos têm acesso a uma grande quantidade de informações e recursos digitais, o que pode ampliar seus conhecimentos e despertar sua curiosidade.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades e minimizar os desafios, é fundamental que os professores recebam formação adequada, que as escolas disponham de infraestrutura adequada e que as políticas públicas sejam eficazes. Além disso, é importante que haja um acompanhamento constante das práticas pedagógicas e uma avaliação dos resultados obtidos com o uso das tecnologias digitais.

Em resumo, as tecnologias digitais oferecem um grande potencial para transformar o ensino da matemática, tornando-o mais dinâmico, engajador e eficaz. No entanto, é preciso superar alguns desafios e investir em formação e infraestrutura para que as tecnologias sejam utilizadas de forma adequada e contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do uso das tecnologias digitais no ensino da matemática, enfatizando a necessidade de desenvolver habilidades como a resolução de problemas, o pensamento computacional e a modelagem matemática. A BNCC orienta que as tecnologias sejam utilizadas como ferramentas para a investigação, a experimentação e a comunicação de ideias matemáticas.

A BNCC também valoriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, que podem ser promovidas por meio do uso de tecnologias digitais. A BNCC incentiva os professores a utilizarem as tecnologias de forma intencional e pedagógica, buscando integrar as ferramentas digitais aos objetivos de aprendizagem.

A implementação da BNCC tem exigido uma adaptação das práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores para que possam utilizar as tecnologias de forma eficaz. A BNCC representa um marco importante para a educação matemática no Brasil, pois orienta a construção de currículos que promovam uma aprendizagem significativa e relevante para a vida dos alunos.

Referências Bibliográficas

  • BATES, A. W. Technology, Open Learning and Distance Education. Routledge, 1995.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
  • COHEN, J. H. Digital Learning in Mathematics: Improving Student’s Success through Technology. Routledge, 2020.
  • HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge, 2009.
  • HOYLES, C., & Noss, R. (1992). Mathematics in context. The Open University Press.
  • HUNKE, T. GeoGebra: An Interactive Tool for Mathematics Education. Springer, 1997.
  • JOHNSON, D. W., & JOHNSON, R. T. Collaborative Learning: Increasing Student’s Success. Edina: Interaction Book Company, 2002.
  • Kay, A. (1977). Microelectronics and the personal computer. Scientific American, 237(4), 230-244.
  • KHAN, S. The Khan Academy: Revolutionizing Education. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2012.
  • KIERAN, C. (2001). The mathematical implications of design for learning. In J. Van den Akker, P. D. Jong, J. J. G. Van Joolingen, & W. J. M. Bastiaens (Eds.), Designing educational environments. Pergamon Press.
  • PAPERT, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
  • VYGOTSKY, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Nota: Parte do texto foi produzida em sinergia com IA.

Robson dos Santos Ferreira

Licenciado em Matemática (Universidade de Sorocaba/SP) Mestrado e Doutorado em Educação Matemática (Universidade Bandeirante de São Paulo).

Experiência como professor de Matemática da Educação Básica e Superior.

Atualmente professor na área de Educação Matemática da Universidade Federal do Pará, trabalhando com os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas tecnologias.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9770325584724537

Comentários

Excelente ensinamento (Addelia Elizabeth Neyrao de Mello)
Momento enriquecedor para aprender a aprender. (Aguinaldo Antonio Rodrigues)
Amei a palestra (Ana Laura Cabral da Gama)
Parabéns Professor, incrível conhecimento e conteúdo. Acredito que é um campo de muita discussão ainda e desejo estar atualizado nestes quesitos. Obrigado! (André Stefanini Jim)
Excelente palestra (César Chagas de Almeida)
Excelente apresentação (Claudia Maria Moro)
Excelente palestra, parabéns (Cláudio Firmino Arcanjo)
Parabéns pelo evento. (Cleonis Viater Figueira)
Excelente palestra do professor Robson (Daik do Socorro Bispo dos Santos)
Excelente palestra e divulgação de conhecimento acerca das tecnologias digitais. Contribuiu ainda mais com as discussões por meio dos outros integrantes. (Daniel de Carvalho Mendes Junior)
Muito importante essa visão do ensino! (Darcimarcos Valerio Leite)
Excelente palestra. (Davidson Estanislau de Gois Lima)
Parabéns pelo tema abordado. (Dionisio Cassenote)
Gratidão (Elizabeth Cristiane dos Santos)
Esclarecedor e interessante. (Evelyn Fernandes da Silva Oliveira.)
Ótima palestra!! Parabéns aos responsáveis 👏🏻👏🏻 (Fernanda Souto Macaubas)
Parabéns pelo tema. São muitos desafios e temos que sempre usar, na medida do possível, ações que favoreçam o ensino e aprendizagem. Parabéns pela palestra. Parabéns!! (Flávio Maximiano da Silva Rocha)
Excelente atividade de formação! (Francisco Cleuton de Araújo)
Apesar de inquietante e provocativa alguns insights interessantes afloraram. (Francisco Isidro Pereira)
Honorários, amei a palestra (Geovana da Silva Souza)
Gostei bastante da palestra, foi ótima. (Guilherme Alves da Silva)
Parabéns, obrigado por compartilhar tanto conhecimento! Parabéns! (Hailton David Lemos)
Excelente apresentação. (Ivanildo da Cunha Ximenes)
Aula maravilhosa. Obrigada (Jaqueline de Assis Carvalho)
Excelente palestra!! (Jeanne D’arc de Oliveira Passos)
Importantíssima essa palestra (José Ferreira da Silva Júnior)
Excelente palestra (Lineu da Costa Araújo Neto)
Parabéns professor Robson pela palestra. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias)
Excelente palestra, muito enriquecedora para nós. (Luís Gustavo Lobato Leite)
Excelente palestra (Luiz José da Silva)
Uma excelente aula que nos inspirar a buscar meios para facilitar a vida do aluno e dos professores. Obrigada (Maria José da Silva)
Excelente Palestra! Obrigado professor Robson dos Santos Ferreira! (Maxwell Gonçalves Araújo)
Ótima palestra (Mônica Lines Silvino Santana)
Boa palestra (Paul Lee Marques)
Muito boa apresentação! (Pedro Henrique Monteiro Malacarne)
Muito pertinente a palestra! (Ronaldo Matheus Castro da Costa)
Conhecimentos relevantes e manifesto de experiências dos colegas que muito contribuirão no trabalho do docente em sala de aula! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo)
Muito interessante (Sabino da Costa G. Borges)
Obrigada pela apresentação da palestra. Favor enviar o material da aula. (Sandrely Rosana Ferreira da Silva)
Gratidão! (Sandro Alves de Azevedo)
Excelente Palestra! (Simone Souto da Silva Oliveira)
Em geral a palestra foi muito explicativa, os professores explicam super bem e tem como ter uma visão ampla de tudo. (Stefany Raquel de Almeida Brito)
Excelente palestra, parabéns Professor Robson (Suzane Vitória Melo da Gama)
Excelente palestra. Obrigada (Wanderlania Sousa Alves)
Excelente temática, atual e necessária as nossas discussões. (Wiclef Alves Almada da Silva)

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