- um olhar a partir da aprovação da BNCC
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Informações: acm@acm-itea.org
Desenvolvimento Histórico
A integração das tecnologias digitais no ensino da matemática é um fenômeno relativamente recente, mas suas raízes se encontram nas primeiras experiências com computadores nas escolas. Na década de 1960, os primeiros softwares educativos surgiram com o objetivo de auxiliar no ensino de conceitos matemáticos básicos. Com o avanço da tecnologia, as possibilidades se multiplicaram, e a partir dos anos 1990, a internet e os dispositivos móveis revolucionaram a forma como ensinamos e aprendemos matemática. Pioneiros como Seymour Papert, com sua teoria das construções mentais e o uso da linguagem Logo, e Alan Kay, com a ideia do computador como ferramenta de pensamento, foram figuras cruciais nesse processo.
A disseminação dos computadores pessoais e a popularização da internet impulsionaram a criação de uma variedade de softwares e plataformas educacionais. Softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra, permitiram a exploração visual de conceitos geométricos de forma interativa. Ferramentas de álgebra computacional, como o Maple e o Mathematica, possibilitaram a resolução de problemas complexos e a visualização de funções. Atualmente, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina estão abrindo novas possibilidades para a personalização do ensino e a criação de ambientes de aprendizagem adaptativos.
A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção das tecnologias digitais no ensino da matemática, tornando-as essenciais para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Plataformas de videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos online se tornaram ferramentas indispensáveis para a interação entre professores e alunos.
Perspectivas Científicas
As pesquisas na área do ensino da matemática com o uso de tecnologias digitais têm se concentrado em diversos aspectos, como a eficácia das diferentes ferramentas e recursos, o impacto na aprendizagem dos alunos, a formação de professores e a integração das tecnologias no currículo. Estudos empíricos têm demonstrado que o uso adequado das tecnologias pode promover uma aprendizagem mais significativa e duradoura, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a criatividade.
Autores como Kieran (2001) e Hoyles e Noss (1992) destacam a importância das tecnologias para a visualização e a representação de conceitos matemáticos, permitindo aos alunos explorar diferentes perspectivas e construir suas próprias compreensões. Além disso, as tecnologias podem oferecer oportunidades para a colaboração e a comunicação entre os alunos, promovendo a construção de conhecimentos de forma social.
A teoria da atividade de Vygotsky (1978) tem sido utilizada para analisar o papel das tecnologias na mediação das interações entre os alunos e os objetos de conhecimento. Segundo essa teoria, as ferramentas e os signos culturais, como os softwares educacionais, podem ampliar as capacidades cognitivas dos alunos e promover o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores.
Enfoques Experimentais
A pesquisa experimental no campo do ensino da matemática com o uso de tecnologias digitais tem se caracterizado pela diversidade de metodologias e instrumentos utilizados. Estudos comparativos entre grupos experimentais e de controle, pesquisas de caso e estudos de ação são algumas das abordagens mais comuns. Os pesquisadores têm investigado o impacto de diferentes tipos de software, a influência de diferentes estilos de ensino e a relação entre o uso das tecnologias e o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade.
Experimentos controlados têm sido utilizados para avaliar a eficácia de softwares específicos ou de metodologias de ensino baseadas em tecnologias. Pesquisas de caso têm permitido um aprofundamento na análise de processos de ensino e aprendizagem em contextos específicos. Estudos de ação têm envolvido professores e alunos na co-construção de conhecimentos e na resolução de problemas, promovendo a reflexão sobre a prática pedagógica.
A análise de dados qualitativos, como entrevistas, observações e registros de atividades dos alunos, tem sido fundamental para compreender as experiências e as percepções dos participantes em relação ao uso das tecnologias.
Aplicações e Utilidades
As tecnologias digitais oferecem uma ampla gama de possibilidades para o ensino da matemática, desde a criação de simulações e animações até a realização de atividades colaborativas online. Algumas das principais aplicações e projetos incluem:
- Softwares de geometria dinâmica: Permitem a construção e a manipulação de objetos geométricos, facilitando a visualização de propriedades e relações.
- Sistemas de álgebra computacional: Facilitam a resolução de equações, a representação gráfica de funções e a exploração de conceitos algébricos.
- Ambientes virtuais de aprendizagem: Oferecem recursos interativos e colaborativos para o ensino de matemática, como fóruns de discussão, chat e atividades online.
- Realidade aumentada e virtual: Permitem a criação de experiências imersivas que podem ser utilizadas para visualizar conceitos matemáticos em um contexto real ou simulado.
- Jogos educativos: Combinam elementos lúdicos com o ensino de conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais engajadora e motivadora.
Projetos Específicos de Implementação de Tecnologias Digitais em Escolas
A integração das tecnologias digitais no ensino de matemática tem dado origem a diversos projetos inovadores em escolas ao redor do mundo. Alguns exemplos notáveis incluem:
- One Laptop per Child (OLPC): Esse projeto ambicioso visa fornecer laptops de baixo custo para crianças em países em desenvolvimento, com o objetivo de democratizar o acesso à educação e estimular o aprendizado ativo.
- Khan Academy: Uma plataforma online gratuita que oferece milhares de vídeos e exercícios interativos sobre diversos assuntos, incluindo matemática. A Khan Academy tem sido amplamente utilizada por escolas e alunos como um recurso complementar ao ensino tradicional.
- GeoGebra: Um software de geometria dinâmica gratuito e de código aberto que permite a construção e a manipulação de objetos geométricos. O GeoGebra é utilizado em diversas escolas para explorar conceitos geométricos de forma mais intuitiva e visual.
- Projetos de robótica educativa: A utilização de robôs como ferramentas pedagógicas tem se mostrado eficaz para o ensino de matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades como programação, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Esses projetos demonstram o potencial das tecnologias digitais para transformar a prática pedagógica e promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora.
Plataformas e Softwares para o Ensino de Matemática
A variedade de plataformas e softwares disponíveis para o ensino de matemática é vasta e continua a crescer. Alguns dos mais populares incluem:
- Softwares de geometria dinâmica: GeoGebra, Sketchpad, Cabri Geometry.
- Sistemas de álgebra computacional: Maple, Mathematica, Wolfram Alpha.
- Plataformas de aprendizagem online: Moodle, Google Classroom, Khan Academy.
- Aplicativos para dispositivos móveis: Photomath, Mathway, Desmos.
- Jogos educativos: Math Blaster, Prodigy, DragonBox.
A escolha da ferramenta mais adequada dependerá dos objetivos de aprendizagem, do nível dos alunos e dos recursos disponíveis. É importante que os professores conheçam as diferentes opções e saibam como integrá-las de forma eficaz em suas aulas.
Políticas Públicas e o Uso de Tecnologias Digitais na Educação
As políticas públicas desempenham um papel fundamental na promoção do uso de tecnologias digitais na educação. Muitos países têm investido em programas e iniciativas para equipar as escolas com infraestrutura tecnológica, oferecer formação aos professores e desenvolver conteúdos digitais. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância das tecnologias digitais para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a desigualdade digital, a falta de infraestrutura adequada em muitas escolas e a necessidade de formação continuada dos professores. É fundamental que as políticas públicas sejam acompanhadas de investimentos em conectividade, equipamentos e formação, para que as tecnologias digitais possam ser utilizadas de forma efetiva para melhorar a qualidade do ensino.
Desafios e Oportunidades
O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática apresenta tanto desafios como oportunidades:
- Desafios:
- Desigualdade digital: O acesso às tecnologias digitais ainda é desigual, o que pode gerar um gap digital entre os alunos.
- Falta de formação dos professores: Muitos professores não se sentem preparados para utilizar as tecnologias de forma eficaz em suas aulas.
- Distração: O uso excessivo de dispositivos pode distrair os alunos e prejudicar o aprendizado.
- Custo: A aquisição e manutenção de equipamentos e softwares podem ser um custo elevado para as escolas.
- Oportunidades:
- Personalização do ensino: As tecnologias digitais permitem adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno.
- Aprendizagem ativa: Os alunos podem se tornar protagonistas de sua própria aprendizagem, explorando e experimentando com as ferramentas digitais.
- Colaboração: As tecnologias facilitam a colaboração entre alunos e professores, promovendo a construção do conhecimento de forma coletiva.
- Acesso a informações: Os alunos têm acesso a uma grande quantidade de informações e recursos digitais, o que pode ampliar seus conhecimentos e despertar sua curiosidade.
Para aproveitar ao máximo as oportunidades e minimizar os desafios, é fundamental que os professores recebam formação adequada, que as escolas disponham de infraestrutura adequada e que as políticas públicas sejam eficazes. Além disso, é importante que haja um acompanhamento constante das práticas pedagógicas e uma avaliação dos resultados obtidos com o uso das tecnologias digitais.
Em resumo, as tecnologias digitais oferecem um grande potencial para transformar o ensino da matemática, tornando-o mais dinâmico, engajador e eficaz. No entanto, é preciso superar alguns desafios e investir em formação e infraestrutura para que as tecnologias sejam utilizadas de forma adequada e contribuam para a melhoria da qualidade da educação.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do uso das tecnologias digitais no ensino da matemática, enfatizando a necessidade de desenvolver habilidades como a resolução de problemas, o pensamento computacional e a modelagem matemática. A BNCC orienta que as tecnologias sejam utilizadas como ferramentas para a investigação, a experimentação e a comunicação de ideias matemáticas.
A BNCC também valoriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, que podem ser promovidas por meio do uso de tecnologias digitais. A BNCC incentiva os professores a utilizarem as tecnologias de forma intencional e pedagógica, buscando integrar as ferramentas digitais aos objetivos de aprendizagem.
A implementação da BNCC tem exigido uma adaptação das práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores para que possam utilizar as tecnologias de forma eficaz. A BNCC representa um marco importante para a educação matemática no Brasil, pois orienta a construção de currículos que promovam uma aprendizagem significativa e relevante para a vida dos alunos.
Referências Bibliográficas
- BATES, A. W. Technology, Open Learning and Distance Education. Routledge, 1995.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
- COHEN, J. H. Digital Learning in Mathematics: Improving Student’s Success through Technology. Routledge, 2020.
- HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge, 2009.
- HOYLES, C., & Noss, R. (1992). Mathematics in context. The Open University Press.
- HUNKE, T. GeoGebra: An Interactive Tool for Mathematics Education. Springer, 1997.
- JOHNSON, D. W., & JOHNSON, R. T. Collaborative Learning: Increasing Student’s Success. Edina: Interaction Book Company, 2002.
- Kay, A. (1977). Microelectronics and the personal computer. Scientific American, 237(4), 230-244.
- KHAN, S. The Khan Academy: Revolutionizing Education. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2012.
- KIERAN, C. (2001). The mathematical implications of design for learning. In J. Van den Akker, P. D. Jong, J. J. G. Van Joolingen, & W. J. M. Bastiaens (Eds.), Designing educational environments. Pergamon Press.
- PAPERT, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
- VYGOTSKY, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.
Nota: Parte do texto foi produzida em sinergia com IA.
Robson dos Santos Ferreira
Licenciado em Matemática (Universidade de Sorocaba/SP) Mestrado e Doutorado em Educação Matemática (Universidade Bandeirante de São Paulo).
Experiência como professor de Matemática da Educação Básica e Superior.
Atualmente professor na área de Educação Matemática da Universidade Federal do Pará, trabalhando com os processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas tecnologias.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
Comentários
Excelente ensinamento (Addelia Elizabeth Neyrao de Mello) |
Momento enriquecedor para aprender a aprender. (Aguinaldo Antonio Rodrigues) |
Amei a palestra (Ana Laura Cabral da Gama) |
Parabéns Professor, incrível conhecimento e conteúdo. Acredito que é um campo de muita discussão ainda e desejo estar atualizado nestes quesitos. Obrigado! (André Stefanini Jim) |
Excelente palestra (César Chagas de Almeida) |
Excelente apresentação (Claudia Maria Moro) |
Excelente palestra, parabéns (Cláudio Firmino Arcanjo) |
Parabéns pelo evento. (Cleonis Viater Figueira) |
Excelente palestra do professor Robson (Daik do Socorro Bispo dos Santos) |
Excelente palestra e divulgação de conhecimento acerca das tecnologias digitais. Contribuiu ainda mais com as discussões por meio dos outros integrantes. (Daniel de Carvalho Mendes Junior) |
Muito importante essa visão do ensino! (Darcimarcos Valerio Leite) |
Excelente palestra. (Davidson Estanislau de Gois Lima) |
Parabéns pelo tema abordado. (Dionisio Cassenote) |
Gratidão (Elizabeth Cristiane dos Santos) |
Esclarecedor e interessante. (Evelyn Fernandes da Silva Oliveira.) |
Ótima palestra!! Parabéns aos responsáveis 👏🏻👏🏻 (Fernanda Souto Macaubas) |
Parabéns pelo tema. São muitos desafios e temos que sempre usar, na medida do possível, ações que favoreçam o ensino e aprendizagem. Parabéns pela palestra. Parabéns!! (Flávio Maximiano da Silva Rocha) |
Excelente atividade de formação! (Francisco Cleuton de Araújo) |
Apesar de inquietante e provocativa alguns insights interessantes afloraram. (Francisco Isidro Pereira) |
Honorários, amei a palestra (Geovana da Silva Souza) |
Gostei bastante da palestra, foi ótima. (Guilherme Alves da Silva) |
Parabéns, obrigado por compartilhar tanto conhecimento! Parabéns! (Hailton David Lemos) |
Excelente apresentação. (Ivanildo da Cunha Ximenes) |
Aula maravilhosa. Obrigada (Jaqueline de Assis Carvalho) |
Excelente palestra!! (Jeanne D’arc de Oliveira Passos) |
Importantíssima essa palestra (José Ferreira da Silva Júnior) |
Excelente palestra (Lineu da Costa Araújo Neto) |
Parabéns professor Robson pela palestra. (Lucia dos Santos Bezerra de Farias) |
Excelente palestra, muito enriquecedora para nós. (Luís Gustavo Lobato Leite) |
Excelente palestra (Luiz José da Silva) |
Uma excelente aula que nos inspirar a buscar meios para facilitar a vida do aluno e dos professores. Obrigada (Maria José da Silva) |
Excelente Palestra! Obrigado professor Robson dos Santos Ferreira! (Maxwell Gonçalves Araújo) |
Ótima palestra (Mônica Lines Silvino Santana) |
Boa palestra (Paul Lee Marques) |
Muito boa apresentação! (Pedro Henrique Monteiro Malacarne) |
Muito pertinente a palestra! (Ronaldo Matheus Castro da Costa) |
Conhecimentos relevantes e manifesto de experiências dos colegas que muito contribuirão no trabalho do docente em sala de aula! (Rosa Elvira Quispe Ccoyllo) |
Muito interessante (Sabino da Costa G. Borges) |
Obrigada pela apresentação da palestra. Favor enviar o material da aula. (Sandrely Rosana Ferreira da Silva) |
Gratidão! (Sandro Alves de Azevedo) |
Excelente Palestra! (Simone Souto da Silva Oliveira) |
Em geral a palestra foi muito explicativa, os professores explicam super bem e tem como ter uma visão ampla de tudo. (Stefany Raquel de Almeida Brito) |
Excelente palestra, parabéns Professor Robson (Suzane Vitória Melo da Gama) |
Excelente palestra. Obrigada (Wanderlania Sousa Alves) |
Excelente temática, atual e necessária as nossas discussões. (Wiclef Alves Almada da Silva) |