Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the google-analytics-dashboard-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Educação Matemática - Academia Cearense de Matemática

Educação Matemática

O futuro da Educação Matemática desde a COVID-19

A pandemia COVID-19 mudou a agenda da educação matemática. Essa mudança será analisada observando-se três tendências na educação matemática: o uso da tecnologia digital, a filosofia da educação matemática e a educação matemática crítica.

Inscrições: https://forms.gle/AJysSaHcTUanobZ88

Informações: acm@acm-itea.org

Vídeo no Youtube:

A tecnologia digital tornou-se uma tendência na educação matemática em resposta à chegada de um tipo diferente de artefato à sala de aula de matemática. Ele ganhou destaque quando a pandemia mudou repentinamente as salas de aula online em todo o mundo.

Desafios específicos da educação matemática neste contexto devem ser enfrentados. A ligação entre a pandemia COVID-19 e a tecnologia digital na educação também levanta questões epistemológicas destacadas pela filosofia da educação matemática e pela educação matemática crítica.

Usando a noção de que a unidade básica de produção de conhecimento ao longo da história são humanos com mídia, discuto como os humanos estão conectados ao vírus, como ele revelou a desigualdade social e como mudará as agendas dessas três tendências na educação matemática.

Destaco a necessidade urgente de estudar como a educação matemática acontece online para crianças quando o ambiente doméstico e as desigualdades no acesso às tecnologias digitais assumem papéis tão significativos à medida que as aulas se movem online.

Precisamos entender o papel político da agência de artefatos como o lar em coletivos de humanos-com-coisas-da-mídia e, finalmente, precisamos aprender como implementar currículos que abordem as desigualdades sociais. Esta discussão está entrelaçada com exemplos.

O resumo desta conferência é uma tradução do artigo de BORBA(2021). Da mesma forma o título da conferência é tradução do artigo.

Marcelo de Carvalho Borba

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pelaUNESP de Rio Claro, doutor na mesma área pela Cornell University.

Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), também é colaborador do Programa pós-graduação em Educação em Ciências
e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência (REAMEC). Bem como, é coordenador da área de ensino da CAPES

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.