Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/acmiteao/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Diagnóstico de Câncer - Academia Cearense de Matemática

Diagnóstico de Câncer

Inteligência artificial e geometria fractal

Inscrições: https://forms.gle/mmXts2EQYUGbsLrJ6
Informações: acm@acm-itea.org

A inteligência artificial tem se popularizado amplamente na análise de imagens em geral e as imagens médicas também têm se beneficiado destes métodos.

Existem porém desafios importantes a serem resolvidos para este tipo específico de aplicação, como o fato de que não temos uma interpretação direta do processo que levou à resposta fornecida pelo algoritmo para o problema.

Isso caracteriza o método como uma “caixa preta”, algo que muitas vezes não é interessante do ponto de vista do especialista em saúde.

Neste contexto, modelagens que tenham uma interpretação biológica mais intuitiva, como a oferecida pela geometria fractal, podem auxiliar no desenvolvimento de um modelo mais interpretável.

Esta apresentação visa discutir esta combinação e apresentar uma aplicação no auxílio ao diagnóstico do carcinoma neuroendócrino de pulmão.

João Batista Florindo

Atualmente é Professor Doutor no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Possui pós-doutorado em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) (2016), estágio pós-doutoral na University of Birmingham (Inglaterra) (2014/2015), doutorado (2013) e mestrado (2009) pelo IFSC/USP e bacharelado em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) (2006).

Tem experiência nas áreas de Matemática Computacional e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais profundas, análise de imagens digitais e séries temporais, medidas de generalização de redes neurais e aplicações em imagens biológicas.

Conta atualmente com 60 trabalhos no Scopus e Web of Science (FATOR H 13), publicados em revistas e conferências internacionais respeitadas em áreas como Computação, Medicina e afins.

Em seu trabalho, tem contado também com parcerias internacionais com as universidades Incheon National University (Coreia do Sul), Birmingham e Aberystwyth (Reino Unido), além de colaborações com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e outras universidades brasileiras, entre elas, unidades da USP/São Carlos, USP/São Paulo, UFU, UTFPR, UFRGS, UFPel, UFPR, entre outras.

Foi grantee do Instituto Serrapilheira em 2019 e no momento é pesquisador associado do centro FAPESP de inteligência artificial BIOS (Brazilian Institute of Data Science).

É também membro da diretoria da Academia Brasileira de Jovens Cientistas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.